NOTÍCIAS

Cultura | 29.11.12 - 18h19

Orquestra Sinfônica apresenta-se para beneficiários do Bolsa Escola Municipal

Estudantes de nove escolas municipais assistirão a uma aula-concerto no Teatro de Santa Isabel

Por Fábio Callado

Estudantes beneficiários do Programa Bolsa Escola Municipal irão assistir a uma aula-concerto da Orquestra Sinfônica do Recife, na manhã desta sexta-feira (30). O evento é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio de ação conjunta das secretarias de Educação, Esporte e Lazer e Cultura.

A apresentação da Orquestra terá início às 10h30, no Teatro de Santa Isabel, onde estarão presentes cerca de 450 alunos de nove escolas municipais do Recife. Durante a aula-concerto, os estudantes serão apresentados às famílias de instrumentos - chamadas de naipes - que compõem uma sinfônica: as cordas (violinos, violas, violoncelos e contrabaixos); as madeiras (flautas, oboés, clarinetas, fagotes); os metais (trompetes, trombones, tubas, trompas) e a percussão.

A OSR executa temas conhecidos das crianças e jovens, utilizando cada grupo de instrumentos que integram as famílias. Aos poucos, vai apresentando ao público o som de cada instrumento e sua função dentro do grupo. É, também, um momento para mostrar para os alunos noções básicas de música, como os sons agudos, os graves, a intensidade e a duração das notas, entre outros aspectos. As apresentações da OSR nas aulas-concertos têm como objetivo principal a formação de plateia.

As escolas convidadas são: Pantanal, no Bairro do Barro; Pais e Filhos, (Imbiribeira); Educador Paulo Freire (Ipsep); Cícero Franklin Cordeiro e Professor Florestan Fernandes (Ibura); Henoch Coutinho e Eng. Umberto Gondim (Brasília Teimosa) e Professor Solano Magalhães, no Bairro do Pina.

O PBEM - O Programa Bolsa Escola Municipal, através de várias parcerias, dá acesso aos seus beneficiários (pais, mães, responsáveis legais e os filhos) a várias atividades culturais e educativas, tais como idas ao teatro, museus, e também aulas de educação ambiental.