Prefeito João da Costa assina Decreto que preserva área da Mata do Engenho Uchoa
Na manhã desta quinta-feira (29), o prefeito João da Costa realiza a assinatura do Decreto que garante a preservação da Mata do Engenho Uchoa, área remanescente de Mata Atlântica, localizada na Bacia do Rio Tejipió. A solenidade acontecerá às 11h, no gabinete do gestor, situado no 9° andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife.
O ato tornará possível a reintegração de 5,5 hectares da Mata, que voltará a ter sua função original, de preservação ambiental, contribuindo para o equilíbrio ecológico da cidade. Também beneficiará mais de 270 mil moradores que vivem nos 11 bairros localizados em seu entorno, sendo eles: Areias, Caçote, Jiquiá, Estância, Barro e Tejipió, da Região Político-Administrativa (RPA) 5; e Ibura, Jordão, Cohab, IPSEP e Imbiribeira, da RPA 6.
“A ação é positiva, pois é de extrema importância que esta área seja preservada, pela riqueza de ecossistemas que abriga”, declara o secretário de Meio Ambiente, Durázio Siqueira. A área é a única do Estado de Pernambuco a possuir os três biomas: mangue, restinga e Mata Atlântica. Na esfera municipal, a Mata do Engenho Uchoa faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) de 192 hectares e é uma forte referência paisagística do Recife. Além disso, é fonte de pesquisa e produção de conhecimento para escolas, faculdades e universidades da Região Metropolitana.