Prefeitura do Recife divulga estrutura de serviços especiais para a Festa do Morro
Durante os 10 dias de festa, será intensificado o trabalho nas áreas de trânsito, limpeza, transporte, ordenamento do comércio ambulante e infraestrutura
A fim de proporcionar tranquilidade e segurança para população, a Prefeitura do Recife montou uma estrutura de serviços para os dias da 108ª Festa do Morro, que tem início nesta quinta-feira (29) e encerra no sábado (08), data em que é celebrado o Dia de Nossa Senhora da Conceição. Durante os 10 dias de festa, a PCR intensifica o trabalho nas áreas de trânsito, limpeza, transporte, ordenamento do comércio ambulante e infraestrutura.
CTTU - A primeira procissão, que sai a partir das 18h do Sítio da Trindade, e segue pela Estrada do Arraial até a Rua Padre Lemos, continuando pela Rua Pedro Allain e Rua Itaquatiara, até chegar ao Morro da Conceição, conta com dez agentes de trânsito da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) que estarão acompanhando o cortejo por todo o trajeto. Ainda no dia 29, a partir das 13h, mais 20 agentes estarão atuando nos bloqueios e interdições na área do entorno da Praça do Trabalho e da Rua Paula Batista.
Já no sábado (01), acontece a Procissão do Terço dos Homens, a partir das 18h, que segue da Paróquia da Harmonia até o Morro da Conceição. Para esse trajeto, o mesmo esquema de monitoramento será usado, com 10 guardas e o bloqueio na Praça do Trabalho. Para as procissões, o bloqueio será itinerante, sendo as ruas e avenidas liberadas após a passagem dos participantes. Durante os demais dias de programação religiosa o monitoramento das vias terá início a partir das 18h.
Saúde - O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Metropolitano Recife) montará na Unidade de Saúde da Família (USF) localizada na Rua da Conceição, 589 – Praça do Morro da Conceição, uma estrutura de prestação de serviços gerais, divididos por plantões com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Tanto na abertura dos festejos quanto no dia da procissão (08), uma unidade acompanhará todo o trajeto oferecendo retaguarda para quem não se sentir bem durante o cortejo.
A Vigilância Sanitária já começou uma capacitação com os comerciantes que irão trabalhar na festa sobre boas práticas na comercialização de alimentos para o comércio formal e informal. Nos dias do evento, os profissionais fiscalizarão barraca por barraca garantindo a comercialização de alimentos em ótimas condições de consumo. As amostras suspeitas serão encaminhadas, imediatamente, para o Laboratório de Saúde Pública para análise e, caso haja comprovação de alguma irregularidade, a venda dos produtos será interditada. Cerca de 20 agentes de Saúde Ambiental estão concluindo o trabalho de desratização tanto no Morro da Conceição, quanto nas comunidades vizinhas. Centenas de quilos de raticida serão aplicadas em 3.811 imóveis.
Limpeza - Para a preparação dos locais que serão o palco da festa, como a Praça do Morro da Conceição, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) realizou serviços de capinação e pintura de meio-fio de ruas e vias de acesso ao Morro da Conceição durante esta semana que antecede a celebração a Nossa Senhora. Já a partir da manhã desta quinta-feira (29), os garis farão um mutirão de limpeza na Praça do Morro, Largo Dom Luiz e Praça do Trabalho. Além dos mutirões, serão executadas diariamente a varrição e a lavagem das ruas e a coleta de lixo.
Cerca de 630 trabalhadores serão escalados para a limpeza e irão contar com a utilização de 20 contenedores (lixeiras grandes) espalhados pela Avenida Norte e Praça do Morro; uma caixa compactadora estacionária (colocada no alto do morro); um carro-pipa; duas caçambas distribuídas em locais estratégicos para evitar o acúmulo de lixo nos locais com maior concentração de pessoas; e um veículo compactador para a realização da coleta domiciliar.
Fiscalização de comércio informal - Com o intuito de facilitar o tráfego de pessoas que irão participar da Festa do Morro, a Diretoria de Controle Urbano do Recife (Dircon) irá atuar na fiscalização dos ambulantes para garantir o ordenamento do comércio informal no evento. Para isso, serão realizadas fiscalizações por meio das equipes de Controle Urbano e Apreensão da Dircon, além da colocação de 25 barreiras em pontos estratégicos para evitar ambulantes não licenciados. A partir da próxima quinta-feira (29) até o dia 04 de dezembro, a Gerência de Apreensão (GEAP) disponibilizará um efetivo 30 homens, que atuarão das 13h até o final do evento. Já do dia 05 ao 08, o efetivo passa a trabalhar 24h por dia com 50 homens nas ruas realizando monitoramento.
Projeto Ação no Morro - O Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc) e a Secretaria de Assistência Social (SAS), em parceria com a Secretária de Criança e Juventude do Governo do Estado, realizarão durante os oito dias de evento o projeto Ação do Morro, que este ano funcionará na Escola Municipal Júlio Vicente. Equipes compostas por educadores sociais farão à sensibilização das crianças e adolescentes que estiverem em situação de violação de direitos durante o evento, levando-as para o espaço de atração, onde serão oferecidas oficinas coordenadas pelos Círculos Populares de Esporte e Lazer.
A Ação desenvolverá suas atividades a partir de dois focos: preventivo, no qual serão desenvolvidas no período que antecede o evento, com o objetivo de sensibilizar os diversos atores da sociedade para que crianças e adolescentes não tenham seus direitos violados durante a realização da festa; e interventivo, com a finalidade de desenvolver atividades que atuem no enfrentamento à situação de direitos violados impostas às crianças e adolescentes no período da festa do Morro, bem como atividades que garantam o lazer para os usuários atendidos durante o evento.