NOTÍCIAS

Cultura | 29.11.13 - 17h42

Parque do Jiquiá: inscrições para curso de auxiliar de restauração serão abertas na próxima semana

O curso é gratuito, terá duração de quatro meses e os cinco melhores alunos serão selecionados para trabalhar na restauração de equipamentos históricos do Parque do Jiquiá

De 02 a 13 de dezembro, a Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Urbano do Recife abre inscrições para curso de auxiliar de restauração e monitoria do Parque do Jiquiá. A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pelo projeto do parque e é direcionada aos moradores da comunidade e bairros próximos, como Mangueira, San Martin e Estância. O curso tem por objetivo oferecer oportunidade de capacitação inserindo os melhores alunos no mercado de trabalho. Com a formação, a secretaria visa abrir novas oportunidades de geração de renda, fomentando o intercâmbio entre profissionais e aprendizes numa área ainda pouco conhecida e que precisa de mão de obra especializada.

Serão oferecidas 20 vagas e para se inscrever é preciso ter entre 18 e 40 anos, estar cursando Ensino Médio, no período da noite. Para a matrícula são necessários os originais e cópias da seguinte documentação: Identidade, CPF, certificado de conclusão do Ensino Fundamental e certificado de matrícula do Ensino Médio, além do currículo atualizado. As inscrições serão realizadas no canteiro de obras da Torre do Zeppelin, de segunda à sexta, sempre das 09 às 12h. A carga horária será de 8h de aula por dia, cinco vezes por semana. A capacitação está prevista de ser iniciada em janeiro, terá duração de quatro meses e todos os participantes receberão certificado. Podem participar da inciativa moradores dos bairros da Mangueira, Estância, San Martin e Mustardinha.

O curso de formação de auxiliar de restauro está divido em aulas teóricas e práticas. As vivências serão realizadas em museus ou em locais que trabalham com fundição de peças e objetos de arte e obras de restauro em andamento ou recentemente concluídas. Os cinco melhores alunos passarão a trabalhar nas obras a serem realizadas no parque e, ao passo que as intervenções forem sendo concluídas, passarão a fazer parte do grupo de monitores e guias do Parque do Jiquiá.

Dentre os assuntos que serão abordados estão a história do Parque do Jiquiá e dos dirigíveis Zeppelin, o patrimônio histórico da 2ª Guerra Mundial deixado no parque, patrimônio cultural e turístico, meio ambiente e preservação ambiental, arqueologia e restauração de obras de arte, esculturas e monumentos históricos. Os alunos serão avaliados quinzenalmente sobre os conteúdos visto em sala de aula e em campo. Além disso, serão aplicados sete testes para média final. Os alunos a serem certificados serão aqueles que atingirem média sete até o fim do curso.

Parque do Jiquiá – O parque será um complexo urbano e ambiental composto de vários equipamentos com o objetivo de proporcionar aos seus visitantes uma experiência enriquecedora, com a vivência da aprendizagem, conhecimento e tecnologia integrados ao entretenimento. Dentre os equipamentos estarão: Planetário, Museu de Artes, Ciências e Tecnologia, Memorial dos Cientistas Notáveis, Centro Vocacional Tecnológico, Torre do Zeppelin (única no mundo) e Memorial do Zeppelin, Paióis da 2ª Guerra Mundial – Museu da 2ª Guerra Mundial, Refinaria Multicultural, Parque dos Relógios Solares, Praça da Aeronáutica Brasileira - Alberto Santos Dumont.

Seis paióis da segunda guerra e a única torre existente no mundo para atracação de zeppelin já passaram por obras de restauração este ano. Para o próximo ano estão previstas o início das seguintes obras: praças de acesso ao parque voltadas para os bairros da Mangueira e outra para Estância, além da sede administrativa que inclui a construção de dois telecentros para uso da população.