NOTÍCIAS

Cultura | 29.11.13 - 12h32

PCR e Serviço Geológico do Brasil visitaram localidades de morro na Guabiraba

Técnicos da Secretaria-Executiva de Defesa Civil do Recife (Sedec) e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) visitaram localidades de morro na Guabiraba, na Zona Norte, ontem (quinta-feira, 28), durante aula prática da capacitação sobre prevenção e gerenciamento de desastres que está sendo realizada no Recife. Desde a última segunda-feira (25), cerca de 45 técnicos de Defesa Civil estão participando do curso, que segue até hoje (sexta-feira, 29).

Ministrado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia, o curso tem como objetivo principal capacitar os profissionais para entender e interpretar, do ponto de vista da Geologia, as situações de risco a inundações e deslizamentos de barreira. Estão sendo abordados conceitos, critérios e metodologias relacionadas ao diagnóstico, mapeamento e planejamento de intervenções, visando a prevenção de desastres naturais.

Durante a visita às localidades do Córrego do Jenipapo, Córrego do Carroceiro e Córrego da Primavera, os participantes do curso puderam visualizar os aspectos teóricos estudados em sala de aula. Para a Gerente de Atenção Social da Sedec, Keila Ferreira, capacitações como essa são uma oportunidade importante de ampliar os conhecimentos da equipe. “É uma forma de aperfeiçoarmos as metodologias utilizadas no enfrentamento de desastres e os diagnósticos de vulnerabilidade de risco, por exemplo”, pontuou.

De acordo com o geólogo do CPRM, Breno Beltrão, as capacitações sobre prevenção e gerenciamento de desastres vêm sendo realizadas em diferentes municípios do Brasil desde 2007. “Essas ações foram incrementadas após os desastres naturais ocorridos na região serrana do Rio de Janeiro e têm o objetivo de contribuir para um desempenho mais eficiente dos técnicos de Defesa Civil nas atividades que fazem parte da rotina desses profissionais”, explicou.