Prefeito inaugura primeiro Centro da Mulher Metropolitana do Recife
[caption id="attachment_41159" align="alignleft" width="680"] Instalado em Brasília Teimosa, espaço tem capacidade para atender 600 mulheres por mês e estará disponível para toda a RMR. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]
O prefeito Geraldo Julio inaugurou, na manhã desta sexta-feira (29), o Centro da Mulher Metropolitana Júlia Santiago, primeiro de seis equipamentos do tipo que serão construídos pela Prefeitura do Recife até 2016. Instalado em Brasília Teimosa, o espaço funcionará como um "porto seguro" não só para as recifenses mas para mulheres de toda a Região Metropolitana, através de cursos de capacitação, promoção da cidadania e orientação para vítimas de violência sexista. A expectativa é que 600 mulheres sejam atendidas por mês no centro, cuja gestão será feita em parceria com o Governo de Pernambuco.
Para garantir a inauguração do novo equipamento, a PCR investiu 75 mil na requalificação da imóvel, que pertence ao Executivo Estadual. Foram três meses de reforma, o que resultou no revestimento de cerâmica da casa, adequação de acessibilidade nos banheiros, troca da instalação elétrica e uma nova pintura. Com 320 metros quadrados de área construída, o centro conta com nove salas, entre auditórios, cozinha, sala de reunião e um novo espaço dedicado aos grupos de idosas - entre elas as Sereias Teimosas, que fizeram uma apresentação musical para o prefeito.
"Nós conseguimos deixar essa casa em boas condições porque tivemos uma ação integrada do Governo de Pernambuco e da Prefeitura. Aqui atenderemos mulheres em todos os meses do ano. A importância desse equipamento para as mulheres de toda a Região Metropolitana é tão grande quanto a do Hospital da Mulher. Tivemos o cuidado de olhar cada detalhe da reforma porque queríamos um ambiente agradável, que as pessoas se sintam acolhidas", assegurou Geraldo Julio.
O prefeito do Recife lembrou que Brasília Teimosa é um bairro que precisa de muitas ações da Prefeitura, com destaque para as políticas de gênero. "Hoje reforçamos a prioridade da política de gênero dentro do nosso governo, através de uma parceria importante com o Estado. Esse local, sem dúvida, oferecerá uma oportunidade para as mulheres terem uma vida melhor", finalizou Geraldo Julio.
Emocionada, a aposentada Antônia Reis de Souza, 80 anos, fez questão de acompanhar cada momento da inauguração. Amparada por uma bengala, ela fez questão de declarar em público a sua satisfação. "Eu só queria dizer que nós confiamos desde o início em Geraldo e estamos acompanhando tudo o que ele tem feito. Hoje é dia de festa, estou muito feliz", comemorou Dona Antônia, que preside o Grupo de Idosas Boa Vontade, que que agora terá um espaço para reunião garantido no centro.
A Secretária da Mulher do Recife, Silvia Cordeiro, reforçou a importância da integração do equipamento com outras iniciativas da Prefeitura. "É mais um passo importante que dialoga com o plano municipal de combate à violência contra a mulher, que lançamos recentemente. Nós pretendemos, através de espaços como esse, chegar a cada bairro da cidade. Hoje estamos fazendo acontecer um Recife para as mulheres do Recife", cravou Silvia. As vítimas de violência sexista que procurarem o espaço serão orientadas e, posteriormente, encaminhadas aos centros de referência, como o Clarice Lispector.
Durante a solenidade, a Secretaria da Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque, se encarregou de falar sobre o pioneirismo do Recife no oferecimento de um serviço integrado. "É a primeira vez que as mulheres encontrarão, num único local, os serviços integrados que serão disponibilizados no centro que inauguramos. O Governo Estadual constrói, exatamente, esse processo articulado entre os políticos e a população; e Brasília Teimosa inaugura essa etapa por sua teimosia", afirmou Cristina.