Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 29.11.16 - 21h55

Projeto Estudante Protagonista do Mês conscientiza escolas sobre o combate ao câncer

img_alt

Alunos da rede municipal de ensino apresentaram trabalhos sobre o assunto, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da UPE (Foto: Cortesia)

 

O combate ao câncer foi o tema da edição de novembro do Projeto Estudante Protagonista do Mês. Na tarde desta terça (29), estudantes da rede municipal de ensino do Recife apresentaram trabalhos sobre o assunto, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (UPE), incluindo exibição de painéis, vídeo e apresentações teatrais das escolas Cidadão Herbert de Souza e Júlio de Oliveira. Houve também a participação de alunos matriculados na Classe Hospitalar, que funciona no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), fruto de uma parceria da unidade de saúde, da Prefeitura do Recife, do Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC-PE) e do Instituto Ronald McDonald.

O assunto escolhido fez referência ao Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado no último domingo (27). "Trabalhamos o tema desde setembro com os alunos, produzindo vídeos e paródias. Nossos estudantes fizeram trabalhos de pintura sobre o tema, dos quais quatro receberam releituras desenvolvidas por artistas plásticos", destaca a professora Cristiane Pedrosa, da Classe Hospitalar. "A Prefeitura foi muito feliz ao escolher esse tema para o Projeto Estudante Protagonista. Há um estigma forte relacionado à doença, que precisa ser superado. Trabalhar o tema de forma lúdica ajuda a desmistificar o câncer", afirma a presidente do GAC-PE, Vera Morais. Dois alunos em tratamento no Huoc compareceram ao evento.

A Escola Municipal João Francisco de Souza, da Várzea, trouxe donativos para os alunos da Classe Hospitalar. "Foi uma forma de demonstrar nosso afeto. Tivemos muitas reflexões sobre o assunto durante o mês de novembro e a conscientização vai continuar, dia após dia", aponta a gestora da unidade de ensino, Janeide Correia. "Trouxemos alimentos para os estudantes com câncer, que vão ficar bons logo e realizar todos seus sonhos", afirmaram as alunas Marília Vitória e Rosaly Aline. 

Anfitriões do encontro, já que estudam ao lado da Faculdade, os alunos da Escola Municipal Cidadão Herbert de Souza fizeram exibições teatrais e apresentaram vídeo sobre uma criança com câncer. "O diagnóstico precoce pode salvar vidas. O câncer infantil tem cura quando é tratado em seu início", ensina o aluno Eduardo Luiz, do  3º ano. Por sua vez, a Escola Municipal Júlio de Oliveira fez uma encenação teatral representando o livro O Pequeno Príncipe, do escritor francês Antoine de Saint-Exupery.

PROPOSTA - O Projeto Estudante Protagonista do Mês é uma iniciativa atrelada ao tema do ano letivo 2016, relacionado ao protagonismo estudantil. O projeto já levou às unidades de ensino discussões sobre combate ao mosquito Aedes aegyptibullying, preservação do meio ambiente, olimpíadas, educação no trânsito, eleições escolares, direitos e deveres das crianças e agora o câncer.