Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 29.11.17 - 11h05

Secretaria de Educação promove o 1º Encontro das Pessoas Idosas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Recife

Capital Pernambucana apresenta um dos maiores índices de idosos do país e apresenta o dobro de idosos matriculados em relação à média da EJA nacional

 

Nesta quinta-feira (30), a Escola de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, será palco do 1º Encontro das Pessoas Idosas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atualmente, a rede municipal conta com 7.826 alunos matriculados na modalidade EJA e 535 deles (6,83%) possuem mais de 60 anos, praticamente o dobro da participação desta faixa etária em programas da EJA em âmbito nacional, que gira em torno de 3% a 4%. O evento começa às 16h.

No total, a iniciativa inédita irá reunir cerca de 100 dos estudantes idosos da EJA, que vão participar de uma série de atividades como apresentações culturais, ginástica laboral, contação de histórias, palestra e esclarecimentos sobre ações e programas gratuitos oferecidos pela Prefeitura para as pessoas idosas.

Entre 2005 e 2015, a proporção de idosos de 60 anos ou mais, na população do País, passou de 9,8% para 14,3%. Os dados são do estudo “Síntese de Indicadores Sociais (SIS): uma análise das condições de vida da população brasileira 2016”. A Cidade do Recife é a terceira capital com maior taxa de população idosa no país, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro e Porto Alegre. De acordo com o Censo do IBGE, em 2010, esse percentual na capital pernambucana já passava de 11%.

Segundo Bruno Oliveira, coordenador do evento, o encontro visa estimular e valorizar a aprendizagem das pessoas idosas matriculadas na rede, com a participação, inclusão e espírito de transformação social. “O retorno das pessoas idosas à sala de aula é uma busca de conhecimentos que as ajudem a continuar compreendendo o mundo, para fazer parte de um grupo social, para ler o mundo com seus olhos, agora, também com letras e números”, ressalta.

EJA - Educação de Jovens e Adultos

O aprendizado é dividido em cinco ciclos de um ano cada, em aulas noturnas, durante as quais os estudantes completam o ensino fundamental em cinco anos em vez dos nove anos regulares. As vagas – abertas para qualquer pessoa acima de 15 anos - podem ser obtidas diretamente no balcão de 126 escolas municipais em qualquer momento do ano letivo. Os estudantes também recebem merenda diária e material escolar e as aulas acontecem no período noturno. Para se matricular basta apresentar RG e comprovante de residência. Há vagas abertas ao longo de todo o ano letivo

 

EVENTO: 1º Encontro das Pessoas Idosas da EJA/Recife

Data: 30 de novembro de 2017.

Horário: 16hs às 20hs.

Local: EFER- Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire.