Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 29.11.18 - 13h12

Banda Sinfônica apresenta mais uma sessão de seu concerto cinematográfico na noite de hoje (29)

Oferecida pela Prefeitura do Recife, apresentação, que lembra as trilhas sonoras de clássicos como  King Kong, Star Wars e Missão Impossível, será às 20h, no Teatro de Santa Isabel. Ingressos serão distribuídos a partir das 19h, na bilheteria do teatro

 

Depois de lotar o Teatro de Santa Isabel na noite de ontem, a Banda Sinfônica do Recife oferece mais uma sessão de seu concerto cinematográfico a partir das 20h de hoje (29). O repertório da apresentação confirma uma tradição criada, há muitos anos, pelo maestro Nenéu Liberalquino para o mês de novembro: contará somente com trilhas sonoras que fizeram história nas telonas.

Realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, o concerto será gratuito e aberto ao público. Para assistir, basta retirar o ingresso na bilheteria a partir das 19h.

A apresentação, que celebra os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e integra a programação da VI Jornada de Direitos Humanos do Recife, começa com o peso da trilha sonora do gorila gigante mais famoso das telonas, lembrado na composição King Kong Soundtrack Hightlights, de James Newton Howar, com arranjo de Jay Bocook. E segue com um medley de Henry Mancini, composto por três clássicos: Pantera Cor de Rosa, Moon River – música interpretada por Audrey Hepburn em Breakfast at Tiffany’s, que ganhou o Oscar de melhor canção original em 1961 –, e Baby Elephant Walk, tema da hilariante aventura norte-americana Hatari!, de 1962.

As trilhas sonoras de animação também têm espaço garantido no repertório cinematográfico criado pelo maestro Nenéu Liberalquino, que colocou no programa um medley de Howard Ashman e Alan Menken, com arranjo de Toshio Mashima, composto pelas músicas Prologue, Belle, Something There e Beauty and The Beast.

Ainda no cardápio de trilhas sonoras de animação, a Banda Sinfônica servirá ao público The Music from The Incredibles, de Michal Giacchino, com arranjo de Jay Bocook, que embalou as aventuras da família de super-heróis do filme Os Incríveis, dos Estúdios de Animação Pixar.

Garantindo mais adrenalina ao repertório, o programa seguirá lembrando músicas do filme Missão Impossível, compostas por Lalo Schifrin, com outro arranjo de Jay Bocook.

O concerto terminará, em grande estilo, transportando o público para uma galáxia muito muito distante, com a épica trilha sonora de Guerra nas Estrelas – Episódio III, do super premiado compositor John Williams, e arranjo de Robert Smith.

Concerto de ontem – Na noite de ontem, um numeroso público compareceu ao Teatro de Santa Isabel para conferir a primeira sessão do concerto de cinema da Banda Sinfônica.

“Já vi muitos concertos da Banda Sinfônica. Faço questão de prestigiar sempre que posso. Vale a pena. O repertório é sempre muito bom. Mistura erudito e popular. Assim, consegue atender a todos os públicos e democratizar a música e o teatro ao mesmo tempo”, disse a professora Suely Rodrigues.

“Achei sensacional a ideia de trazer o cinema para dentro de um concerto. Aproveita a popularidade dos filmes para atrair mais público para o teatro e para apresentações de sinfônicas”, disse o estudante de biologia Cledson Pedro, 21 anos, que fez questão de levar um amigo sentar na plateia da Banda pela primeira vez. “Assegurar à população acesso gratuito e sistemático a um teatro como o Santa Isabel para ouvir um concerto gratuito é muito importante e especial”, celebrou o biólogo Walter Oliveira, 32 anos.

A empresária Tatiana Santa Cruz e o músico Jevison Santa Cruz perderam as contas de quantos concertos já viram. Mas ontem a noite também foi de estreia para eles. “Aproveitamos o repertório de cinema para trazer nossas filhas pela primeira vez. Os concertos gratuitos são uma programação muito importante para a cidade. Reúnem gente de todo tipo, diferentes idades e classes sociais”, completou. “São um estímulo à cidadania, por isso é importante demais que se façam sempre atrativos para as crianças”, confirmou Jevison.

 

Serviço

Penúltimo Concerto Oficial da Banda Sinfônica do Recife em 2018

Data: Quinta-feira (29)

Horário: 20h

Local: Teatro de Santa Isabel, Praça da República, s/n, Bairro de Santo Antônio

Ingressos gratuitos na bilheteria do teatro, a partir das 19h