Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 29.11.22 - 20h46

Por falta do envio de Coronavac através do Ministério da Saúde, Recife suspende novamente vacinação contra covid-19 de crianças com 3 e 4 anos

img_alt

A gestão municipal cobrou por duas vezes, através de ofícios enviados ao órgão federal, o envio das doses, mas não obteve retorno. (Foto: Ikamahã/Sesau)

 

 

A partir desta quarta-feira (30), a vacinação contra covid-19 de crianças com 3 e 4 anos será suspensa novamente na capital pernambucana. A decisão da Prefeitura do Recife foi necessária após o Ministério da Saúde não enviar novas remessas de Coronavac, único imunizante permitido para essas faixas etárias. A gestão municipal cobrou por duas vezes, através de ofícios enviados ao órgão federal, o envio das doses, mas não obteve retorno. 

 

Essa é a segunda vez que o Recife precisa paralisar a aplicação da primeira e segunda doses contra covid-19 das crianças com 3 e 4 anos. No começo de novembro, com a falta de estoque de Coronavac na Secretaria de Saúde (Sesau) municipal e sem previsão para normalização da distribuição por parte do Ministério de Saúde, a gestão municipal também precisou suspender a vacinação dos meninos e meninas nessas faixas etárias. 

 

Na última quinta-feira (24), após o envio de 1.300 doses do imunizante, a cidade retomou a imunização e, em função da pouca quantidade recebida, a vacinação ficou concentrada em cinco Centros de Vacinação. No entanto, nesta terça-feira (29), as últimas doses de Coronavac que constavam no estoque da Secretaria de Saúde (Sesau) municipal foram utilizadas.

 

Até o momento, 11.769 crianças com 3 e 4 anos foram vacinadas na capital pernambucana com a primeira dose contra a covid-19 - o que representa 27,27% de cobertura vacinal. Desse total, 3.741 (8,66%) já receberam a segunda dose e completaram o esquema vacinal.