Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 29.11.24 - 15h50

Prefeitura do Recife disponibiliza 2.320 mil mamografias em dezembro

Exames estarão disponíveis em 29 pontos descentralizados, sem a necessidade de agendamento 
 
 
 Dezembro chegou com uma das melhores épocas do ano para muitos. Mas além dos feriados religiosos, tem o último mutirão de Mamógrafo Móvel deste ano. A Secretaria de Saúde irá disponibilizar 2.320 vagas para exame de mamografia, sem necessidade de agendamento, distribuídos em 29 postos descentralizados espalhados pelos oito Distritos Sanitários da cidade, para mulheres com idade entre 50 a 69 anos e residentes do Recife. O horário será sempre das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para participar, é preciso levar o documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência. Confira a programação completa aqui: https://bit.ly/mamografo-dezembro-2024.
 
Os resultados estarão disponíveis em até 30 dias, na unidade de saúde que recebeu a ação, ou na mais próxima, caso tenha feito o Mamógrafo Móvel nos locais descentralizados. Além das mulheres, também devem fazer o exame homens trans, desde que estejam nesta faixa etária. Quem não se enquadrar deve ser encaminhada(o) por um profissional da Atenção Básica, que irá solicitar o agendamento da mamografia. Vale repetir que este é o único exame cuja eficácia na redução da mortalidade por câncer de mama foi comprovada em programas de rastreamento, conforme afirma o Instituto Nacional de Câncer (Inca). 
 
 PREVENÇÃO - É de suma importância estar atento às características naturais das mamas no dia a dia, a fim de identificar possíveis alterações suspeitas. Sintomas como nódulo (caroço) fixo, geralmente indolor; coloração avermelhada na pele da mama ou aspecto semelhante à casca de laranja; modificações no mamilo, secreção espontânea de líquido de um dos mamilos e pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas devem ser observados. Além da realização regular do exame clínico e da mamografia, outras práticas como manter o peso adequado, praticar atividade física, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e, quando possível, amamentar, contribui para a redução do risco de desenvolver a doença.