NOTÍCIAS

Saúde | 29.12.15 - 12h56

Prefeito faz balanço de ações e anuncia novas medidas contra o Aedes aegypti

img_alt

Durante a apresentação do trabalho realizado para combater o mosquito no mês de dezembro, Geraldo divulgou a criação de centro de referência para crianças com microcefalia. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)



O Recife vai iniciar o ano de 2016 com novas ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, este último vinculado a casos de microcefalia. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (29) pelo prefeito Geraldo Julio durante apresentação do balanço das ações do Plano Emergencial de Enfrentamento ao Aedes aegypti. Entre as novidades está o início das ações de um centro de referência na Policlínica Lessa de Andrade, na Benfica, a partir da próxima segunda-feira (4) dedicado às crianças diagnosticadas com microcefalia, além de testes com drones para aplicação de larvicida em locais de difícil acesso.

A nomeação de profissionais para a Lessa de Andrade ocorreu ainda no mês de dezembro. Serão dois neuropediatras, dois fonoaudiólogos, dois fisioterapeutas e dois terapeutas ocupacionais que atuarão no local. Já a utilização de drones para o combate aos focos do mosquito está em fase de testas. Durante o mês de dezembro foram realizadas ações para avaliar a utilização dos equipamentos, que identificam os focos, calculam a quantidade do larvicida e aplicam.

“Nós tivemos uma mobilização muito grande das pessoas nestes primeiros dias do Plano Emergencial com um volume enorme de ações."

“Nós tivemos uma mobilização muito grande das pessoas nestes primeiros dias do Plano Emergencial com um volume enorme de ações. Nós agora vamos iniciar uma nova etapa, com a instalação de um centro de referência na Policlínica Lessa de Andrade para atender as crianças e suas famílias diagnosticadas com microcefalia. A partir de fevereiro teremos um reforço grande também nas escolas públicas e particulares, e nas faculdades, para abordarem este tema dentro das salas de aula para a conscientização das pessoas”, explicou Geraldo.

A Secretaria de Saúde também apresentou alguns dados levantados nestes primeiros dias do Plano Emergencial. Foram realizadas 54 ações, sendo 44 gerais e 10 específicas de saúde através de 19 secretarias e órgãos municipais. Dessas, 16 já foram concluídas, 32 estão em andamento e seis serão iniciadas nos próximos dias. Foram distribuídos 288 mil materiais informativos. A Prefeitura do Recife realizou 1,8 milhão de visitas a imóveis em 94 bairros da cidade em 2015. O total de pessoas capacitadas neste período foi de mais de 46 mil pessoas em ações nas Academias Recife, plenárias do Recife Participa, entre outros encontros. A Prefeitura ainda disponibilizou cerca de 30 Guardas Municipais para trabalhar especificamente no combate ao Aedes aegypti, câmeras de segurança e cerca de 500 vagas para voluntários no Transforma Recife.

Sensibilização e conscientização, e o combate direto ao mosquito, são os eixos das ações desenvolvidas e estabelecidas na estratégia de enfrentamento aos focos de proliferação e assistência à saúde das gestantes de bebês com suspeita de microcefalia. Estão envolvidas nessa força-tarefa as secretarias de Saúde, Esportes, Administração e Gestão de Pessoas, Mobilidade e Controle Urbano, Saneamento, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mulher, Governo e Participação Social, Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, Imprensa, Turismo e Lazer, Finanças, Juventude e Segurança Urbana. Somam-se a elas os órgãos municipais Emlurb e Defesa Civil, além do Gabinete do Prefeito.

PARCERIAS – Desde que foi publicado, no Diário Oficial do Recife, o Decreto número 29.279, no último dia 1º de dezembro, que define que a cidade está em "Situação de Emergência" por causa da epidemia de dengue, chikungunya e zika vírus, este último relacionado aos casos de microcefalia que estão sendo diagnosticados, a Prefeitura já garantiu diversos apoios no combate ao mosquito transmissor. Já foram realizadas parcerias com o Exército Brasileiro, que disponibilizou cerca de 200 homens e mulheres para um trabalho de rua, com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (Sinepe-PE), com a Igreja Católica e igrejas evangélicas, com o Banco do Brasil, com a Associação de Indústrias da Panificação de Pernambuco (AIPP), com o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Pernambuco (Sindipão), além da imprensa que realiza um grande trabalho de divulgação. O prefeito Geraldo Julio tem a intenção de conversar com outras instituições para garantir mais apoio.