Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 29.12.16 - 16h46

UPAE do Arruda orienta idosos sobre como evitar quedas em casa

img_alt

Evento marca seis meses de funcionamento da unidade da PCR (Foto: Cortesia)

 

Em comemoração aos seis meses de funcionamento da UPAE do Arruda, pacientes e acompanhantes da unidade participaram, nesta quinta-feira (29), de uma programação diferente. Além das consultas e exames regulares, eles receberam orientações sobre prevenção de quedas e fraturas, sobretudo, em pacientes idosos. A precaução principal é para evitar acidentes em casa, onde ocorrem 70% das quedas. Desde que foi inaugurada, em 30 de junho, a unidade da Prefeitura do Recife já atendeu 76.500 pessoas.

Atualmente, realiza uma média de 2.200 atendimentos/dia entre consultas, exames e sessões de fisioterapia. Na principal sala de espera, os usuários receberam informações e dicas para evitar acidentes em casa, tiraram dúvidas, e ainda fizeram uma sessão coletiva de alongamento e exercícios. “Foi ótimo”, elogiou o aposentado Cícero Alves do Amaral, 78 anos. Morador de Lagoa Encantada, ele faz sessões de fisioterapia na UPAE para se tratar de uma artrose. “A melhor forma de comemorar os seis meses da UPAE é com mais serviços de saúde, como estamos fazendo”, afirma Adriana Bezerra, coordenadora geral.

Quem também gostou da atividade foi o porteiro José Ricardo, 37 anos, que faz fisioterapia na unidade para se tratar das consequências da chikungunya. “Aqui, somos quase uma família”, diz ele, entre uma brincadeira e outra com seu Cícero. “Além da assistência médica propriamente dita, temos a missão de promover uma saúde de qualidade. E usuários bem informados podem, inclusive, repassar conhecimento em casa, junto aos seus familiares, ajudando a que todos busquem uma qualidade de vida mais saudável”, informa Filipe Bitu, superintendente geral do HCP Gestão.

A UPAE do Arruda foi construída pelo Governo do Estado e repassada para administração do Recife. Está sob gestão do Hospital de Câncer de Pernambuco e o acesso dos pacientes é por meio da Atenção Básica, com regulação municipal.

Orientações – As orientações sobre como evitar acidentes em casa foram repassadas aos usuários pelos fisioterapeutas André Bandeira, Aldenice Costa e Luciana Mergulhão, além da terapeuta ocupacional, Simone Guimarães; todos da unidade.

 

Abaixo, algumas dicas:

Colocar tapetes antiderrapantes no box do banheiro. Evitar tapetes de pano.

Utilizar móveis com quinas arredondadas e macias

Deixar área de circulação livre para evitar quedas

Tomadas devem ficar na altura de 46 cm

Evitar cama muito alta.

Boa iluminação em todos os ambientes da casa.

Telefones com números importantes e urgentes gravados na memória ou colados junto ao telefone.

 

Especialidades – A UPAE do Arruda oferece nove especialidades médicas: Reumatologia, Endocrinologia, Cardiologia, Neurologia, Nefrologia, Psiquiatria, Urologia, Pneumologia e Ortopedia; além dos serviços de apoio diagnóstico, como Ergometria, Ecocardiograma, Raio–X, Ultrassonografia, Eletrocardiograma e Endoscopia Digestiva.

Junto às outras categorias profissionais, a unidade possui o serviço de reabilitação motora com uma equipe especializada em fisioterapia e terapia ocupacional; além de Nutrição, Psicologia, Enfermagem, Farmácia e Serviço Social.

Endoscopia e Estomatoterapia – Na rede municipal de saúde existem dois serviços que apenas da UPAE do Arruda disponibiliza. São estes: Endoscopia (procedimento que consiste na exploração visual e obtenção de imagem diagnóstica, com a utilização do aparelho endoscópio) e Estomatoterapia (curativos especiais, com enfermeiros específicos desta área).

Abertura de serviços - Na primeira quinzena de janeiro de 2017, a UPAE do Arruda passará a contar com o serviço de Colonoscopia e serão ofertados 144 exames/mês; além dos serviços de MAPA (monitorização da pressão arterial) e HOLTER (exame que monitora a atividade elétrica do coração).