NOTÍCIAS

Cultura | 29.12.22 - 22h08

Tudo pronto para o maior Réveillon da história do Recife

img_alt

Orla terá alteração de trânsito e população deve ficar atenta a itens que podem ser levados à beira-mar para celebração. Bancos, cadeiras e coolers estão liberados, mas toldos e churrasqueiras não serão permitidos. Festa será marcada por uma queima de fogos que irá durar 15 minutos e contará com nomes como Jorge Aragão e Michelle Melo, entre outros. (Foto: Arquivo/PCR)

 

No próximo sábado (31), munícipes e turistas irão saudar o Ano Novo ao som de frevo, rock, samba e brega, uma das principais manifestações culturais da cena recifense. Para promover a confraternização entre famílias e amigos, a Prefeitura do Recife montou dois palcos, sendo o primeiro nas imediações do Acaiaca e o segundo no Pina, com nomes como Marcelo Falcão, Maestro Forró, Jorge Aragão, Michelle Melo e Priscilla Senna, entre outros. Para celebrar a entrada do novo ano e renovar os votos de esperança, o espetáculo da virada também será marcado por uma queima de fogos que irá durar 15 minutos em três pontos distintos entre as praias do Pina e Boa Viagem. 

 

Para garantir o apoio à população, cerca de 700 profissionais entre guardas municipais, fiscais, agentes e orientadores de trânsito, além de profissionais de saúde estarão a postos na orla do Recife na noite de Réveillon, sendo 360 deles apenas da Guarda Municipal. O público, no entanto, deve ficar atento às regras de convivência e às alterações no trânsito. Na faixa de areia, os celebrantes podem levar bancos, cadeiras e coolers, além de utensílios descartáveis, como copos, pratos e garrafas. Não é permitida a demarcação ou comercialização de espaços na faixa de areia ou calçadão. Também é vedada a instalação de toldos, tendas, ombrelones ou churrasqueiras, bem como o uso de fogos de artifício ou equipamentos sonoros. O SAMU irá contar com duas ambulâncias, sendo uma nas proximidades do polo Acaiaca e outra nas imediações do Polo Pina. 

 

A circulação de veículos na Avenida Boa Viagem será bloqueada a partir das 6h do sábado (31) às 10h do domingo (1º). A CTTU aconselha o cidadão a chegar cedo à festa para evitar retenções e corre-corre. Os condutores também devem estar atentos à sinalização que proíbe estacionamento e à orientação dos agentes de trânsito. Em caso de dúvidas, os cidadãos podem acionar a CTTU pelo teleatendimento gratuito e 24h no número 0800.081.1078. Confira o serviço completo da noite de Réveillon na orla do Recife.



Palcos e shows - O Recife celebra a chegada de 2023 com muita música e alegria em dois polos preparados especialmente para o Réveillon.  A Prefeitura montou uma programação  com atrações nacionais, artistas locais e um espaço inteiramente comandado por rainhas do Brega da cidade. Em Boa Viagem, Marcelo Falcão, Jorge Aragão, Almério e Martins, Maestro Forró e Patusco sobem ao palco em frente ao prédio Acaiaca, a partir das 19h30, do dia 31. No Pina, Valquíria Santana, Priscilla Senna, Raphaela Santos, Tayara Andreza e Michelle Melo dão as boas-vindas ao ano novo, a partir das 19h. Ambos os palcos contarão com DJs para iniciar os festejos e embalar os intervalos (vide programação abaixo).

 

A estrutura que a Prefeitura do Recife está preparando para a festa da virada conta com dois palcos, nos tradicionais polos do Pina e de Boa Viagem, este último na altura do edifício Acaiaca. Ambos têm as mesmas dimensões: 15mX10m de boca de cena, com LED no fundo e em toda a fachada, na parte superior e nas laterais. 

 

PROGRAMAÇÃO

 

Polo Acaiaca

19h30- Maestro Forró

21h20 - Almério e Martins

23h (Virada) - Marcelo Falcão

01h - Jorge Aragão

02h40 - Patusco

Início e Intervalos - DJ Pepe Jordão 

 

Polo Pina

19h - Valquíria Santana

20h - Priscila Senna

22h - Raphaela Santos

23h50 (Virada) - Tayara Andreza

02h - Michelle Melo

Início e Intervalos - DJ Guilherme



Fogos - Para espalhar luzes e cores no céu da virada, o espetáculo de fogos deste Réveillon será distribuído em três pontos ao longo da orla do Recife, entre as praias do Pina e Boa Viagem. As balsas ficarão posicionadas na altura dos dois polos da festa, no Acaiaca e no Pina, e também nas imediações do Segundo Jardim, todas fundeadas a 400 metros da orla. Cada balsa comportará 7 toneladas de fogos, totalizando 21 toneladas de artefatos, que acenderão, de forma sincronizada nos três pontos de espetáculo pirotécnico, o céu de 2023 por 15 minutos. Os fogos serão acionados remotamente, com sistema via satélite.



Regras para público e comerciantes - O público que vai curtir a noite do Réveillon nas orlas de Boa Viagem e do Pina terá que observar regras de convivência e de uso do solo. De acordo com a Secretaria Executiva de Controle Urbano da Prefeitura do Recife (Secon), será permitido às pessoas levar bancos, cadeiras e coolers, além de utensílios descartáveis, como copos, pratos e garrafas. Não é permitida a demarcação ou comercialização de espaços na faixa de areia ou calçadão. Também é vedada a instalação de toldos, tendas, ombrelones ou churrasqueiras, bem como o uso de fogos de artifício. No total, 70 fiscais estarão a postos para acompanhar de perto o cumprimento às regras.

 

Os quiosques poderão licenciar 20 jogos de mesas e cadeiras, com instalação a partir das 18h do dia 31/12/2022 até 3h do dia 1/1/2023. As mesas e cadeiras não poderão ter publicidade e deverão ser removidas do local até 6h do dia 1/1/2023, sob pena de apreensão por parte do poder público. Os proprietários de quiosques também poderão instalar um freezer horizontal ao lado do equipamento. Fica proibida a comercialização de bebidas em vasilhames de vidro.

 

Também fica vedada a instalação de qualquer equipamento na faixa de areia, sejam brinquedos, publicidade, churrasqueira, botijão de gás, guarda-sol, ombrelone, tendas e similares. Não será permitida a demarcação da faixa de areia, seja com fitas, cordas, tecidos e congêneres. Integram, ainda, a lista de proibições: repassar a licença de funcionamento ou sublocar a área de trabalho, além da cobrança de consumação mínima.

 

No que diz respeito às barracas da faixa de areia da orla, o funcionamento fica permitido do dia 31/12/2022 até às 3h do dia 1/1/2023. Cada equipamento está autorizado a operar apenas com a capacidade máxima já delimitada pela permissão, sendo vedado qualquer acréscimo. Também é proibida a venda de bebidas em vasilhame de vidro. A exemplo dos quiosques de coco, não será permitida a instalação de qualquer equipamento na faixa de areia, sejam brinquedos, publicidade, churrasqueira, botijão de gás, guarda-sol, ombrelone, tendas e similares. E, da mesma forma, fica vedada a demarcação da faixa de areia, seja com fitas, cordas, tecidos e congêneres. Repasse da licença de funcionamento, sublocação da área de trabalho, além da cobrança de consumação mínima, também serão proibidos. Os comerciantes estacionários que ficarão próximos aos palcos instalados em Boa Viagem e no Pina serão orientados pela equipe de fiscalização da Secretaria Executiva de Controle Urbano.

 

Trânsito - Para garantir a segurança viária dos cidadãos durante a noite de réveillon, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou um esquema especial de trânsito a partir do sábado (31). No total, 250 profissionais, entre agentes e orientadores de trânsito estarão nas ruas para ajudar a população e promover a fiscalização às regras de trânsito. A circulação de veículos na Avenida Boa Viagem será bloqueada a partir das 6h do sábado (31) às 10h do domingo (1º). A CTTU realizará operações de monitoramento e fiscalização de trânsito, além de orientar os condutores e pedestres. O trecho entre as ruas Ribeiro de Brito e Padre Bernardino Pessoa será interditado a partir das 6h do sábado (31). A partir das 18h o perímetro será ampliado em direção à Pracinha de Boa Viagem. Em ambos os trechos, será proibido parar e estacionar durante o período de interdição. 

 

 

Importante ressaltar que todos os acessos ao trecho serão fechados para a circulação de veículos e estacionamento. Haverá bloqueio nos cruzamentos da Rua dos Navegantes com a Rua Bruno Veloso e Rua Antônio Falcão. Já os bloqueios nos cruzamentos com as ruas Padre Carapuceiro e Félix de Brito, que serão monitorados por agentes de trânsito, a passagem de veículos estará restrita a moradores e serviço de utilidade pública. Na Avenida Boa Viagem, no trecho entre a Rua Padre Bernardino Pessoa e a Rua Professor José Brandão, será proibido estacionamento. A fiscalização será rigorosa e o veículo flagrado estacionado em local proibido, sobre calçadas ou em fila dupla corre o risco de ser rebocado.