Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 29.12.23 - 21h33

Recife inclui vacinação infantil contra covid-19 no Calendário Nacional a partir de Janeiro

img_alt

Para crianças com idades entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias, será seguido um esquema específico com a vacina Pfizer, que é aprovada para essa faixa etária. (Foto: Hugo Aquino/PCR)
 
A partir de 1º de janeiro de 2024, as vacinas contra a Covid-19 serão oficialmente integradas ao Calendário Nacional de Vacinação Infantil, destinadas a crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. O esquema de vacinação, elaborado pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), segue as diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e foi aprovado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). Com essa inclusão, a vacina da Covid-19 passa a fazer parte do Caderneta da Criança, documento que comprova a situação vacinal, podendo ser cobrada pelas redes de ensino durante a matrícula dos alunos ou na procura dos serviços de assistência social.
 
“A incorporação das vacinas contra a covid-19 no calendário nacional representa um avanço significativo na proteção da saúde das crianças do Recife. Com embasamento técnico-científico e respaldo de órgãos reguladores, essa medida contribuirá para mitigar os impactos da pandemia nesse grupo vulnerável, reforçando o compromisso com a saúde pública e o bem-estar da população mais jovem”, afirma a gerente do Programa de Imunização do Recife, Nádia Carneiro.
 
A decisão se baseia, de acordo com o Ministério da Saúde, nas estatísticas de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por covid-19 em crianças menores de 5 anos. Em 2023, os casos e óbitos foram mais frequentes entre os idosos com 80 anos ou mais e as crianças menores de 1 ano de idade. Em Recife, por exemplo, mais de 18% dos casos de SRAG foram em crianças na faixa etária de 0 a 9 anos. A medida visa prevenir a disseminação do vírus entre as crianças, reduzir a morbidade e mortalidade e fortalecer a resposta imunológica da população infantil.
 
Para as crianças com idades entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias, a vacinação seguirá um esquema específico de três doses com a vacina Pfizer, que é aprovada para essa faixa etária. Com intervalo de quatro semanas da primeira para a segunda dose e oito semanas da segunda para a terceira dose. No Recife o público total infantil de 6 meses a 5 anos é de 115.985. Destes, 103.651 estão aptas a realizar a vacina Pfizer Baby.
 
"A vacinação é uma ferramenta poderosa para proteger não apenas nossas crianças, mas toda a população. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) do Recife recomenda a indicação da continuidade do esquema da vacina contra covid-19 para as demais faixa etária subsequentes, como também os reforços contribuindo para proteção da doença evitando risco de adoecimento nas formas mais graves”, reforça Nádia Carneiro.
 
Salas de Vacinação - No Recife, o imunizante está disponível em 170 salas de vacinação, de segunda a sexta, das 8h às 17h; de domingo a domingo nos  principais shoppings da cidade: Tacaruna, em Santo Amaro, Riomar, no Pina,  Recife, em Boa Viagem, e Boa Vista, no Centro, onde funcionam das 9h às 19h, de segunda a sábado, e aos domingos, abertura de acordo com o horário dos shopping, mas fecham às 19h. Além do Centro de Saúde Ermírio de Moraes, em Casa Forte, na Zona Norte, que funciona todos os dias, das 8h às 18h. A Sesau ainda realiza, nos finais de semana, mutirões em cerca de 30 locais itinerantes, como escolas, praças, igrejas, mercados e associações de moradores, para ficar ainda mais próximo da comunidade e facilitar o acesso à imunização. Em todos os locais não há necessidade de agendamento e a listagem completa pode ser conferida aqui: https://minhavacina.recife.pe.gov.br/.
ASSUNTOS: