NOTÍCIAS

| 30.01.13 - 22h11

Prefeito nomeia 132 agentes de saúde e reforça luta do Recife contra a dengue

Prefeito nomeia 132 agentes de saúde e reforça luta do Recife contra a dengue (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR) Prefeito nomeia 132 agentes de saúde e reforça luta do Recife contra a dengue (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)

O prefeito Geraldo Julio nomeou, na tarde desta quarta-feira (30), 132 Agentes de Saúde Ambiental e Combate às Endemias (Asaces) para reforçar a luta contra a dengue. A ação faz parte de um plano de prevenção e controle da doença, lançado hoje pelo prefeito e pelo secretário de Saúde, Jailson Correia. Durante o ato, realizado no auditório da PCR, Geraldo também anunciou a abertura de seleção pública simplificada para a contratação de seis gerentes para os Distritos Sanitários da capital pernambucana.

Os profissionais nomeados foram aprovados no último concurso realizado pelo Executivo municipal no ano passado. A entrada deles representa um aumento de 17% no contingente que atua no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue. Hoje, a Secretaria-Executiva de Vigilância à Saúde conta com 795 agentes que trabalham na eliminação dos criadouros do inseto e na orientação da população.

Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR

“A mensagem que eu quero deixar para vocês é uma mensagem de parabéns, de agradecimento. O serviço de vocês é extremamente importante para a população; sobretudo para a população que mais precisa da atenção do serviço público. Vocês poderão oferecer, com o trabalho e a dedicação de vocês, uma saúde melhor e uma qualidade de vida melhor. O enfrentamento à dengue é um enfrentamento incessante, que depende de todos. Estamos vivendo um momento em nossa cidade em que precisamos que todos atuem juntos para a vida melhorar”, destacou Geraldo Julio, bastante aplaudido pelos nomeados.

Os novos agentes serão capacitados e participarão de mutirões nas áreas que concentram focos do mosquito e, principalmente, em bairros da Zona Oeste da capital, região que ainda não tem cobertura total dos profissionais. Nas três primeiras semanas de 2013, foram contabilizados 14 casos notificados de dengue, conforme último boletim da Secretaria de Saúde do Recife. No mesmo período de 2012 houve o registro de 1.443 ocorrências no município.

Segundo o secretário de Saúde, Jailson Correia, é fundamental adotar ações de prevenção e bloqueio na época do verão e das chuvas, que favorecem a proliferação do mosquito. “Mas o trabalho de combate à dengue tem de ser contínuo, durante todo o ano”, afirmou, acrescentando que será feita uma varredura na capital para eliminar criadouros e interromper ciclos de transmissão. “Para isso, contamos com a imprescindível ajuda da população.”

Além da contratação dos novos agentes, a campanha prevê a colocação de ovitrampas (armadilhas) para monitorar a presença do Aedes aegypit e o mapeamento das áreas por tipo de depósito (tonéis, caixas-d’água, etc.) para nortear as ações de controle na região. Também serão intensificadas as ações de campo com uso de larvicida em domicílios e pontos estratégicos, como oficinas, canteiros de construção e cemitérios.

A Secretaria de Saúde do Recife vai adquirir 60 mil capas para vedação de caixas d’água e fazer o recolhimento de pneus espalhados pelas ruas da cidade. O mutirão contará com o apoio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). Fiscais das Vigilâncias Sanitária e Ambiental terão ajuda de um chaveiro para entrar em imóveis fechados para inspecionar e eliminar criadouros do mosquito. Estatísticas da Vigilância Sanitária mostram que 80% dos focos do Aedes aegypti estão dentro das residências.

O plano ainda prevê uma parceria com as escolas das redes pública e privada. Agentes de saúde vão realizar palestras ensinando como eliminar os focos de dengue e repassando informações sobre os sintomas mais comuns entre os doentes. A Ouvidoria SUS Recife recebe denúncias de possíveis focos do mosquito. O telefone do serviço é 0800-281-1520. O teleatendimento funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h.