Mais um grupo do Prodarte participa de capacitações com foco na Copa do Mundo
Dois grupos de artesãos serão formados para as aulas e eles contarão com o apoio dos instrutores do Sebrae
Na próxima semana, entre os dias 03 e 07 de fevereiro, mais um grupo de artesãos vinculados ao Programa de Desenvolvimento do Artesanato (Prodarte) participará de uma série de capacitações promovidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Planejamento Urbano do Recife. A ação visa colaborar com o aumento das oportunidades de negócios e de renda por meio da melhoria na gestão e no atendimento ao turista com foco na Copa do Mundo. A iniciativa conta com a parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Desta etapa participam 124 artesãos e auxiliares de vendas que expõem nas feiras de artesanato organizadas pela Prefeitura do Recife. Os cursos, que são gratuitos, acontecerão em dois espaços. Três turmas assistirão às aulas no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, no bairro de Boa Viagem. Um outro grupo participará da capacitação na sede da Prefeitura do Recife. Os encontros serão promovidos nos turnos da manhã e tarde. Os monitores que conduzirão as atividades são consultores do Sebrae e vão tratar de temas básicos para a gestão e o fortalecimento dos negócios.
Serão promovidas cinco oficinas com temáticas distintas e metodologias que promovam o desenvolvimento de competências essenciais para a melhoria da gestão dos microempreendimentos. Compras, vendas, empreendedorismo, planejamento e controle do orçamento são os temas que compõem a grade de cursos.
Estão previstos ainda a realização de cursos básicos de inglês e espanhol. O início das aulas deve ocorrer entre os meses de fevereiro e março no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O primeiro grupo de artesãos, composto por 60 expositores, participou das capacitações em novembro de 2013.
Prodarte – O programa, criado pela Prefeitura do Recife, fomenta o artesanato local, apoiando os artesãos cadastrados por meio do fortalecimento da geração de renda e de novas oportunidades de negócios, e estimula o turismo com a divulgação da cultura da cidade. O Prodarte realiza, semanalmente, feirinhas de artesanato em vários bairros da cidade visando tanto a melhoria das condições de vida dos artesãos quanto do lazer comunitário.