NOTÍCIAS

Cultura | 30.01.14 - 14h51

PCR denuncia responsáveis por propagandas irregulares à polícia

 Prazo para anunciantes removerem pinturas em muros e cartazes em postes se encerra neste fim de semana. Na segunda (3), os responsáveis serão denunciados  

Os anunciantes e responsáveis por propagandas irregulares através de pintura de muros e viadutos e colagem de cartazes em postes começam a ser denunciados pela Prefeitura do Recife por dano ao patrimônio e crime contra o meio ambiente já no início da próxima semana. Isso porque, o prazo dado para que esse tipo de anúncio seja retirado se encerra neste fim de semana. Quem não retirar será denunciado à Polícia Civil, além de pagar multa.

Na segunda-feira (3), fiscais da Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon) irão entregar lista com os nomes dos responsáveis pelas propagandas irregulares à Polícia Civil. O levantamento de quem são os responsáveis e onde estão esse tipo de anúncio teve início no segundo semestre do ano passado.

O secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, destacou que o objetivo da ação é deixar o visual da cidade mais limpo. "Não queremos prejudicar ninguém, tanto que demos um prazo para que todos retirassem as propagandas irregulares. Estamos apenas cumprindo a legislação. Quem sujou tem que limpar. Quem não limpar até este fim de semana, será multado e vai responder na Justiça, já que serão denunciados à polícia", explicou.

Além de serem denunciados à polícia, os responsáveis pelas pinturas nos muros e colocação de cartazes em postes pagarão multa de R$ 6.541,02 por propaganda. Não só os responsáveis pela colagem e pintura, mas também todos os empresários que fizeram a divulgação de seu serviço ou produto através desses meios estão cometendo crime de dano ao patrimônio público e ao meio ambiente, podendo ser responsabilizados criminalmente.

Segundo a secretária-executiva de Controle Urbana, Cândida Bomfim, além de ilegal, a prática de propaganda irregular também esconde as belezas da cidade. “Essa ação, além de punir quem está fora da lei, também irá contribuir para eliminar boa parte da poluição visual que vemos por aí, deixando o Recife ainda mais bonito e bem cuidado”, afirmou.

A ação contra propagandas irregulares através de pinturas nos muros e cartazes em postes do Recife acontece depois que a Prefeitura do Recife já eliminou os anúncios do tipo lambe-lambe da cidade. Além da extinção dos lambe-lambes, já foram retiradas ainda mais de 30 mil placas de imobiliária colocadas irregularmente em postes e árvores da cidade e remoção de mais de cem outdoors irregulares.