NOTÍCIAS

| 30.01.14 - 16h25

PCR expande cobertura do SAMU com 5 novas bases e mais 132 profissionais

[caption id="attachment_43220" align="alignleft" width="680"] Prefeito Geraldo Julio também fez a entrega, nesta quinta-feira (30), de dez veículos para reforçar o Serviço de Atendimento. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

A Prefeitura do Recife expandiu a cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) criando mais cinco bases. A partir de 1º de fevereiro, serão nove pontos espalhados em toda a capital pernambucana, facilitando o deslocamento das equipes e diminuindo o tempo de espera da população. Nesse sentido, foram contratados, através de uma seleção simplificada realizada em novembro, 132 profissionais de saúde, aumentando para 700 os quadros do serviço. O prefeito Geraldo Julio participou da formatura desses profissionais na manhã desta quinta-feira (30), no auditório do Banco Central. Ao fim da cerimônia, o gestor fez a entrega de dez novos veículos que possibilitarão ao SAMU atuar pela primeira vez com 22 equipes.

Geraldo Julio destacou o momento de transformação pelo qual passa o Serviço de Atendimento. "São novos profissionais para o SAMU e novos veículos que se juntam à contratação de médicos e reforma na sede. Tudo isso para diminuir o tempo de espera. É muito importante que as pessoas sejam atendidas nos primeiros minutos, isso é fundamental para a qualidade de vida. Aqui, fizemos um investimento importante para que a população conte com um bom serviço", explicou.



Além dos quatro pontos de distribuição de equipes que já existiam: Maternidade Barros Lima (equipada com três Unidade de Suporte Básico - USB), Policlínica Salomão Kelner (com duas USB), sede do SAMU (duas USB, uma Unidade de Saúde Avançado - USA, duas motos e um Veículo de Intervenção Rápida - VIR) e Maternidade Bandeira Filho (três USB, uma USA e duas motos); funcionarão como base a Policlínica Arnaldo Marques (três USB e duas motos), a Ceasa (duas USB), a PCR (uma USB), uma unidade no bairro de Boa Viagem (uma USB) e o Hospital da Mulher, quando estiver pronto, com uma USB.

Dos 132 novos profissionais, são 100 técnicos de enfermagem, 18 enfermeiros e 14 condutores. Todos eles tiveram que passar por uma capacitação dividida em duas fases. A primeira já foi realizada e contou com treinamento prático na base do SAMU, bem como capacitação em traumas, reanimação cardiopulmonar e urgências cirúrgicas e cardiológicas. Os técnicos e condutores participaram como socorristas em ambulâncias do SAMU, completando a carga horária de 60 horas - quantidade exigida pelo Ministério da Saúde para exercer as atribuições.

A segunda fase do curso representa a capacitação continuada e será feita durante todo o exercício da função dos novos profissionais. A partir da segunda-feira (3), os servidores terão treinamentos de emergências obstétricas, pediátricas, psiquiátricas, entre outras ocorrências. Todos os módulos - na primeira e segunda etapa - têm como base a plataforma do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) de São Paulo, que tem convênio com o Ministério da Saúde para realizar os treinamentos presencial e virtual.

Geraldo Julio destacou ainda a inversão de prioridades que a sua gestão implantou, com a preocupação em primeiro cuidar da saúde. "A nossa gestão deu início à programas como a Academia Recife e a Ciclofaixa de Turismo e Lazer para despertar nas pessoas o interesse por atividades que geram saúde. Essa também é um papel do Poder Público", pontuou.

[caption id="attachment_43221" align="alignleft" width="680"] A segunda fase do curso será feita durante todo o exercício da função dos novos profissionais. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)[/caption]

Durante o evento, o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, ressaltou a importância dos socorristas no serviço de urgência. "Vocês trabalham com o aspecto mais humano que possa existir: a urgência da vida, por isso precisam de um grau de qualidade mínima para trabalhar. Nesse sentido, nós que formamos o time da Prefeitura do Recife continuaremos trabalhando para oferecer as melhores condições der serviço em favor da população", finalizou.

ACESSO - Os dez novos veículos são oito rangeres 4 x 4, uma viatura tipo furgão e um Veículo de Intervenção Rápida (VIR). Os equipamentos têm facilidade para acessar os morros, locais alagados; além de subir rampas e ladeiras e estão equipados com maca, torpedo de oxigênio e umidificador. A iniciativa garantirá a diminuição do tempo de espera para o atendimento. Os veículos foram adquiridos junto ao Ministério da Saúde por meio da Secretaria de Saúde do Recife.

[caption id="attachment_43222" align="alignleft" width="680"] Oito rangeres 4 x 4, uma viatura tipo furgão e um Veículo de Intervenção Rápida garantirão a diminuição do tempo de espera para o atendimento. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)[/caption]

Formam os quadros do SAMU médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores, técnicos auxiliares de regulação médica (TARM’s) e rádio operadores. Só no capital pernambucana são recebidas, em média, 40 mil ligações por mês, com a realização de 150 atendimentos nesse mesmo período.

Para acionar os serviços da rede, basta entrar em contato com a Central de Regulação Médica de Urgências do SAMU, através do número 192. Depois da ligação, o médico regulador se encarregará de encaminhar até a vítima o serviço de emergência adequado. Atualmente, o SAMU dispõe de Unidades de Suporte Avançado (USA) equipadas com Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Móvel; Unidades de Suporte Básico – Motolâncias –, além das aeronaves.