Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 30.01.17 - 11h33

Concursos, Acerto de Marcha e 1º Terça Negra Especial de Carnaval marcam programação carnavalesca do Recife na próxima semana

img_alt

Esta semana, o folião terá diversas opções para brincar as prévias do Carnaval do Recife (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

 

Esta semana, o folião terá diversas opções para brincar as prévias do Carnaval do Recife. As atividades acontecem no Pátio de São Pedro e nas sedes de Maracatus nos bairros do Pina, Chão de Estrelas, Recife Antigo e em  Jaboatão dos Guararapes. O destaque fica por conta da celebrada final do Concurso do Rei Momo e da Rainha do Carnaval na sexta-feira (3) e dos concursos de Passista e Porta Estandarte, Flabelista, Mestre Sala e Porta Bandeira.

Concurso de Porta Estandarte,  Flabelista, Mestre Sala e Porta Bandeira  

Nos dias 30/01 e 01/02, a partir das 17h, o Pátio de São Pedro será palco do Concurso de Porta Estandarte,  Flabelista, Mestre Sala e Porta Bandeira. A competição que vai reunir 96 candidatos de várias agremiações carnavalescas da cidade. O concurso premia o 1º e 2º lugar de cada modalidade, nas categorias adulto (maior de 16 anos) e infantil.   

 

Terça Negra especial

Abrindo a programação especial da Terça Negra de Carnaval, no dia 31/01, quatro atrações vão se apresentar no Pátio de São Pedro, a partir das 20h, com entrada gratuita. Nesta 1º edição, se apresentarão o Maracatu Nação Encanto do Pina, a Banda Afro Oba Nijé, o Coco das Estrelas e o Afoxé Obá Iroko.

 

Ensaios de Maracatu

Entre os dias 01 e 04/02, sete Nações de Maracatu ensaiam em suas comunidades e no Bairro do Recife, sempre às 18h. Na quarta-feira (1), em Jaboatão dos Guararapes, é o dia do Maracatu Aurora Africana. Na quinta (2), se apresenta o Maracatu Cambinda Estrela, em Chão de Estrelas. Já na sexta (3), a Rua da Moeda no Recife Antigo recebe as nações Aurora Africana, Cambinda Estrela e Raízes de Pai Adão. O último ensaio da semana será no bairro do Pina, na sede do Maracatu Encanto do Pina, no sábado, dia 4. Os ensaios são a prévia da homenagem ao mestre Naná Vasconcelos que os grupos farão durante a abertura da folia do Recife. (vide endereços das Nações no serviço)

Acerto de Marcha

No dia 02/02, acontece, também no Pátio de São Pedro, o 4º Acerto de Marchas do Carnaval  2017. Os blocos vão se apresentar às 18h30. Até o carnaval, passarão pelo Pátio 38 agremiações, sempre às quintas-feiras.

Concurso de Passistas

Nos dias 2 e 4 de fevereiro, às 17h, o frevo vai tomar conta do Pátio de São Pedro. São 120 passistas concorrendo ao troféu de melhores bailarinos de frevo de 2017 nas categorias Mirim (masculino e feminino), Infantil (masculino e feminino), Juvenil (masculino e feminino), Adulto (masculino e feminino) e Passista de Rua (masculino e feminino).

Final do Concurso do Rei Momo e Rainha do Carnaval

Na sexta-feira (3), os foliões conhecerão o novo Rei Momo e Rainha do Carnaval do Recife 2017. Vinte e quatro candidatos de 43 concorrentes foram selecionados para a final da disputa. O concurso acontece no Pátio de São Pedro, a partir das 17h. Os vencedores recebem, cada um, o prêmio de R$ 18 mil.

Concurso de Passistas

Nos dias 2 e 4 de fevereiro, às 17h, o frevo vai tomar conta do Pátio de São Pedro. São 120 passistas concorrendo ao troféu de melhores bailarinos de frevo de 2017 nas categorias Mirim (masculino e feminino), Infantil (masculino e feminino), Juvenil (masculino e feminino), Adulto (masculino e feminino) e Passista de Rua (masculino e feminino).

 

Ensaios de Maracatus - Endereços

 

Aurora Africana

01/02 Quarta-feira, 18h

Av. Dois, nº 03 C, Vila Rica – Jaboatão.

Após o Colégio Vila Rica, COHAB 3

Cambinda Estrela

02/02- Quinta Feira, 18h

Rua Elias Gomes, nº 420, Chão de Estrelas, Recife. (Terminal de ônibus, em frente à Escola São Judas Tadeu).

Encanto do Pina

04/02 – Sábado, 18h

Rua Osvaldo Machado, nº 504, Pina.