Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 30.01.17 - 17h58

Gestores escolares participam da primeira formação de 2017

img_alt

No primeiro evento deste ano letivo, os diretores conheceram o novo secretário de Educação do Recife, Alexandre Rebêlo (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Os mais de 600 gestores e vice-gestores escolares das 309 unidades de ensino municipais do Recife participaram, nesta segunda-feira (30), da primeira formação do ano letivo de 2017, realizada na Escola de Formação de Educadores Paulo Freire, na Madalena. Depois de serem recebidos ao som do frevo tocado pela Banda Paulo Freire, do Núcleo de Atividades Culturais (NAC) da Secretaria de Educação do Recife, os diretores conheceram o novo secretário da pasta, Alexandre Rebêlo.

O gestor se apresentou às diretoras, resumiu sua trajetória profissional de 25 anos no serviço público e falou das suas expectativas frente ao novo desafio. "Nunca fui professor, mas sempre fui bom aluno e vou querer aprender muito com vocês no dia a dia. Vou tirar as manhãs para visitar todas as unidades de ensino. A minha intenção não é fiscalizar, mas sim conhecer e conversar com cada um de vocês, para ver de perto a realidade e as necessidades de cada escola. Também vou participar das reuniões setoriais com os gestores. Vou me esforçar para dar condições a vocês de trabalharem bem. Todo nosso esforço é para que as crianças aprendam. Sabemos da força e do poder que uma escola boa tem na vida dessas crianças", afirmou o novo secretário de Educação.

Os secretários-executivos também deram as boas vindas e encaminharam os gestores para as salas temáticas de cada área, para tratar das demandas específicas de Gestão Pedagógica, Gestão de Rede, Administração e Finanças, Infraestrutura e Tecnologia na Educação. Nos espaços, houve discussões sobre projetos e materiais pedagógicos, lotação de professores, enturmação, matrícula, problemas estruturais, merenda, prestação de contas, internet nas escolas, Diário de Classe Online e robótica, entre outros assuntos que precisavam ser resolvidos para o início do ano letivo, na próxima sexta-feira (3).

Quatro gestoras escolares sentaram à mesa junto com o secretário e os executivos, representando as diretoras escolares de cada uma das quatro regionais da Secretaria de Educação. Uma das reivindicações foi a retomada do Fórum de Gestores, que foi atendida pelo secretário. "Nós estamos nas escolas representando a gestão. Cada erro da direção da escola é erro da gestão da Secretaria de Educação, assim como cada acerto nosso é acerto do secretário. Esperamos que nossos apelos sejam ouvidos porque cada pedido nosso representa a nossa vontade de acertar e de conseguir o melhor para os nossos alunos", disse Maria José Lopes, gestora da Escola Municipal São Cristóvão, localizada no Brejo da Guabiraba.

ALUNOS - O cerimonial do evento foi todo por conta dos estudantes Larissa Guedes, 13 anos, da Escola Municipal Alto da Bela Vista, e João Marcos Rangel, ex-aluno da Escola Municipal Octávio de Meira Lins. Larissa foi a vencedora do 6º Concurso Estadual de Leitura "Ler Bem", promovido pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa) com o objetivo de estimular a leitura por parte das crianças. A jovem desbancou mais de 70 mil alunos de 1.400 escolas públicas de todas as regiões do Estado de Pernambuco.

Já João Marcos ficou em 4º lugar no Prêmio de Ciências Sociais e Aplicadas da 14ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) da Universidade de São Paulo (USP), considerada a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia. Ele e outros dois colegas desenvolveram um trabalho sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus causadores da dengue, chikungunya e zika. Como premiação, o trio ainda ganhou uma bolsa de iniciação científica para continuar pesquisando."Foi a partir da minha escola que tive muitas oportunidades. Foi lá que aprendi que somos eternos aprendizes. A escola vem cumprindo bem seu papel de mostrar a leitura como prática fundamental no aprendizado de todas as matérias", afirmou João.