Bairro do Recife terá Centro de Economia Criativa com artesãos do Prodarte
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional (STQP), estará oferecendo produtos e serviços no Carnaval 2024. Um dos espaços mais aguardados é o Centro de Economia Criativa, localizado na Rua Domingos José Martins, que reunirá 68 artesãos cadastrados no Prodarte, selecionados por meio de curadoria do programa. Os artesãos irão expor diversas peças inspiradas no carnaval pernambucano.
O programa Economia Solidária contará com 88 barracas de comidas e bebidas. Os trabalhadores informais são ligados a seis associações de moradores do Recife: Dogueiros, Rede Santo Amaro, Pilar I, Pilar II, Quiosque e Fórum. Também estarão dividindo esse espaço mais 10 trabalhadores do Prodarte Culinária. Ainda haverá barracas de comidas e bebidas nos polos descentralizados, onde os trabalhadores informais são ligados às associações de moradores das localidades.
O programa Qualifica Recife vai levar estudantes formados nas Escolas Profissionalizantes do Recife para ofertarem seus serviços no “Espaço Beleza”, onde o folião poderá contratar maquiagem, penteado e massagem relaxante. Oito profissionais da Associação da Costureiras de Casa Amarela também estarão fazendo fantasias, reparos e customização de peças carnavalescas.
A Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional também está responsável pela captação e mobilização dos cerca de 60 funcionários da Prefeitura que atuarão como fiscais durante a festa de Momo.