NOTÍCIAS

Cultura | 30.03.12 - 19h47

Adolescentes participam de segundo encontro do Escola para Pais e Filhos

Alunos da Escola Municipal da Iputinga, beneficiários do Programa Bolsa Escola, estiveram no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na tarde desta sexta-feira

[caption id="attachment_15750" align="alignleft" width="334" caption="44 jovens presentes, com idade entre 12 e 15 anos, debateram com os educadores. Foto: Inaldo Lins"][/caption]

(30), para o segundo encontro do ciclo de palestras do “Escola para Pais e Filhos”. Na ocasião, os 44 jovens presentes, com idade entre 12 e 15 anos, debateram com os educadores o tema “Prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas”. Entre as diversas atividades lúdicas vivenciadas por eles, se destacaram a apresentação de painéis e canções sobre o tema, além de uma encenação sobre as mudanças comportamentais de alunos que fazem uso de drogas.

A coordenadora do Programa Escola que Protege, da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), Luísa Albuquerque, iniciou as atividades com uma palestra e em seguida dividiu os estudantes em grupos para trabalharem o tema. “É sempre surpreendente esse tipo de trabalho em grupo, pois eles se sentem mais a vontade de se expressarem. Eles têm um senso crítico apurado que às vezes só precisa de um estímulo para vir à tona. O problema do uso abusivo de álcool e drogas é um dos principais causadores de violência doméstica e, por isso, é necessário debater o assunto com os jovens”, destacou a coordenadora.

O estudante J.V. de 13 anos estava bastante entusiasmado com as atividades. “A gente não tem muita oportunidade de falar sobre essas coisas, mas a gente vê o problema das drogas o tempo todo no bairro e na escola. Esse encontro é bom para tirar as dúvidas”, ressaltou.

Inserida no Programa Bolsa Escola, que beneficia cerca de 8,5 mil alunos e 5,5 famílias no Recife, o ciclo 2012 de Palestras do “Escola para Pais e Filhos” é uma ação conjunta de secretarias e outros órgãos municipais que trabalham em integradas com a Secretaria de Educação, como a Coordenadoria de Defesa Civil (Codecir), Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), Assistência Social/Iasc e Saúde. Já as parcerias incluem o Corpo de Bombeiros, o Tribunal de Justiça de Pernambuco e o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).