Matrículas abertas para Projovem Urbano Recife
Ao todo são oferecidas 2250 vagas para estudantes que não concluíram o Ensino Fundamental
Por Caio Dias
Os estudantes com idades entre 18 e 29 anos, que não concluíram o Ensino Fundamental, mas sabem ler e escrever têm a chance de voltar às bancas escolares por meio do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), que está com matrículas abertas até o próximo dia 30 de abril.
Os interessados podem procurar uma das 13 escolas que oferecem o Programa, munidos de originais e cópias do CPF, Carteira de Identidade, Comprovante de residência e Histórico escolar, nos horários de funcionamento de cada unidade (ver endereço e telefones em anexo). As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h, durante um período de 18 meses, e o início das turmas será divulgado posteriormente.
As aulas do Projovem funcionam de forma associada, com três pilares pedagógicos: Formação Básica (para elevação da escolaridade em nível de Ensino Fundamental completo); Participação Cidadã (para a promoção de experiência de atuação social na comunidade) e Qualificação Profissional (com certificação de formação inicial para o trabalho). Os estudantes terão noções profissionais podendo optar pelas áreas de Saúde, Telemática ou Turismo e Hospitalidade.
O Projovem Urbano tem como finalidade promover a inclusão dos jovens, buscando sua reinserção na escola e no mercado do trabalho, propiciando oportunidades de desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania.
Recife é umas das capitais pioneiras na implantação do Programa. Em 2005 foi escolhida para ser cidade-piloto do Projovem, juntamente com outras capitais. Até 2011 o Programa já certificou mais de 13 mil jovens.
Os alunos que apresentam frequência mínima de 75% e realizam as atividades propostas pelo Programa recebem um benefício financeiro mensal no valor de R$ 100,00. Eles recebem, ainda, o kit Aluno nos Trinques, com material escolar e fardamento, além de alimentação antes das aulas.