NOTÍCIAS

Cultura | 30.03.15 - 16h27

Com 13 mil voluntários, Transforma Recife ganha primeira sede

Além da plataforma na internet, projeto conta agora com espaço na Rua do Bom Jesus. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

Quer ser voluntário e não sabe como? A Prefeitura do Recife garante apoio duplo nessa iniciativa. Além da plataforma digital Transforma Recife, nesta segunda-feira (30), o prefeito Geraldo Julio inaugurou uma sala física do projeto, que tem o objetivo de despertar e engajar as pessoas com o voluntariado. O espaço já está funcionando na Rua do Bom Jesus, n° 180, das 9h às 12h e das 15h às 17h. A partir de hoje, o site se encarregará de cruzar os dados dos interessados em realizar trabalho voluntário com instituições que precisam de engajamento social. O primeiro a se cadastrar, em julho de 2014, foi o prefeito. O gestor se encarregará de ser contador de histórias, por um dia, no Hospital do Câncer de Pernambuco.

Desde o lançamento da plataforma, 13 mil voluntários e 279 ONGs já se cadastraram no portal. Lá, de acordo com o interesse de quem pretende se inscrever, incluindo preferências de atuação, localização e disponibilidade, o site irá mostrar as oportunidades de trabalho voluntários. O site é o primeiro no Brasil lançado por uma prefeitura. Já o espaço físico, estará disponível como ponto de informação sobre o projeto, explicação sobre "currículo social", além de servir de apoio para reuniões com representantes das ONGs.

"O Recife já desejava há anos o que consolidamos aqui hoje. A porta agora está aberta em um lugar acessível, que é a internet, e agora com um espaço físico. Nesse processo, a Prefeitura é apenas mobilizadora; estamos fazendo a conexão. Os recifenses é que farão a vida no Recife, no que se refere ao engajamento social, melhorar", cravou o prefeito Geraldo Julio, durante a apresentação da sede do Transforma Recife, realizada no auditório do Centro do Artesanato.

O coordenador do projeto, Fábio Silva, compartilhou com os presentes a sua alegria em gerir o Transforma. "Hoje o nosso sonho torna-se realidade. Vamos conectar as pessoas a vocês, representantes de ONGs. Um verdadeiro exército de voluntário está preparado para espalhar amor, cuidado, atenção e solidariedade. Vamos aumentar essa rede para transformar o Recife na capital mais solidária do Brasil", afirmou.

Escolhido para falar em nome das instituições, Roberto Montanha representa a ONG Magicando Solidário. Através da arte e da mágica, eles se encarregam de levar alegria para as pessoas; e na manhã de hoje não poderia ser diferente. Roberto emocionou a todos com seu encantamento e estímulo para que ninguém nunca desista dos seus sonhos. "Se você acredita, você é capaz. Isso é o Transforma Recife. Juntem-se a nós nessa rede do bem", finalizou.