NOTÍCIAS

Cultura | 30.03.15 - 10h23

Festa animada e cheia de novidades para comemorar os dois anos do Recife Antigo de Coração

Gente de todas as idades compareceu ao bairro histórico para curtir as atrações do projeto e conhecer as novidades. Teve até parabéns pra você com direito a bolo de chocolate. (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

No domingo em que completou dois anos de existência, o Recife Antigo de Coração, projeto da Prefeitura do Recife, executado pela Secretaria de Turismo e Lazer, atraiu milhares de pessoas para o bairro histórico. Muita gente aproveitou a programação sobre duas rodas, celebrando outra aniversariante, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, que também estreou em março de 2013.

As comemorações começaram cedo. A partir das 8h, famílias inteiras já chegavam para celebrar o dia de folga ao ar livre num dos mais belos cartões postais da cidade. "Não perco um domingo no Recife Antigo. E, sempre que posso, trago meus netos. É bom demais esse projeto. Que venham mais dois, dez, 20 anos. A cidade mudou muito depois dele. E pra melhor", celebrou Edmilson Rodrigues, 54 anos, morador de Água Fria, enquanto os netos jogavam futebol botão no polo infantil.

No tabuleiro ao lado, o educador físico Cristiano Dias, 41 anos, disse que o aniversário podia até ser do Recife Antigo e da Ciclofaixa, mas que o presente quem ganha é a população a cada fim de semana e feriado. "Acho a iniciativa muito feliz. Faço questão de trazer a família inteira. Recife era muito carente de um projeto assim, que associasse lazer à prática de atividades físicas num espaço público. Faz bem à saúde e faz bem às relações familiares", disse, ao lado da filha e da sobrinha.

Ainda no início da manhã, para comemorar a data, o secretário de Turismo e Lazer Camilo Simões cantou parabéns com toda a equipe envolvida no projeto no palco do Marco Zero, onde se apresentava a cantora Kelly Rosa. Depois houve distribuição de bolo para o público do projeto. "Sempre venho com minha filha, aproveitar a programação gratuita. Hoje era que eu não podia faltar de jeito nenhum", disse a dona de casa Claudiana Fernandes, 40 anos, com a pequena Mayumi, apenas seis meses mais nova que o Recife Antigo de Coração e já frequentadora assídua.

Seis meses mais velha que a Ciclofaixa de Turismo, a pequena Lorena também não perdeu a festa. Chegou ao Recife Antigo de bicicleta com os pais, entusiastas confessos do projeto. "Destinar espaço para ciclistas e para atividades esportivas e de lazer nas ruas é uma excelente ideia", disse o contador Michel Marques, 38 anos.

O Recife Recebe, articulação com cidades vizinhas e até do interior do Estado para apresentar a diversidade de atrativos e cartões-postais disponíveis a poucos quilômetros de distância da capital, também foi aprovada pelos frequentadores do projeto. A ação estreou com a participação de Limoeiro, que agitou o bairro com seus ritmos, suas belezas, delícias e brincadeiras. "Nasci em Limoeiro, morei no Recife por vários anos e acabei me mudando para João Pessoa. Quando soube desse projeto pela internet, não tive dúvida: peguei o carro e vim matar a saudade dessas duas cidades que fazem parte da minha história", contou a aposentada Ana Maria Quirino, 60 anos.

No palco, quem animou o aniversário dos projetos foi Irah Caldeira, além de Nadia Maia e Tereza Nogueira. O Marco Zero recebeu ainda uma colorida novidade. Vários artistas, como Feliciano dos Prazeres, Leandro Ricardo, Sandra Miranda, Adriano Cabral e Hercílio Santos, entre outros, montaram um espaço de produção e de qualificação em artes plásticas. Eles pintaram e interagiram com o público durante toda a tarde.

No polo do samba, Karynna Spinelli e o Clube do Samba prestaram uma homenagem a mulheres que se destacaram este ano.