Mais três estabelecimentos são alvos da Operação Pescado da Vigilância Sanitária do Recife
Um mercadinho foi interditado. Ação conjunta segue até a Sexta-feira Santa
Na manhã desta segunda-feira (30), a Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria de Saúde do Recife, em parceria com o Procon-PE, seguiu com as inspeções em supermercados, mercados e peixarias da cidade. Na ação de hoje, foram apreendidos mais de 400 quilos de alimentos impróprios para o consumo. Um supermercado foi interditado no bairro de Nova Descoberta.
A fiscalização começou pelo supermercado Bompreço, no bairro do Arruda. O estabelecimento recebeu notificação para realizar a limpeza e organização dos produtos na câmara frigorífica, além de fornecer os Equipamentos de Proteção Individual (capotes, botas e luvas) para os funcionários. O setor de pescados do estabelecimento estava funcionando corretamente.
O Atacarejo Diamante, localizado em Nova Descoberta, foi interditado. Os fiscais apreenderam cerca de 400 quilos de produtos vencidos, estragados e acondicionados em temperatura inadequada. Entre eles, embutidos, hambúrgueres e empanados, além de frangos congelados já deteriorados. Charques, queijos coalho, diversas bandejas de iogurtes, leite fermentado, margarinas, refrigerantes em latas e biscoitos também foram inutilizados. No local, também foram encontradas fezes de rato bem como problemas estruturais.
O mercadinho foi autuado ainda pela ausência do Código de Defesa do Consumidor (CDC), requisito indispensável para todos os estabelecimentos comerciais, devendo estar em local de fácil acesso para visualização dos clientes. De acordo com a assistente de Vigilância Sanitária do Distrito Sanitário VII, Leila Vânia Almeida, o órgão recebe denúncias frequentemente de clientes em relação ao mercadinho. “A reclamação é sempre em relação aos prazos de fabricação e validade dos artigos comercializados”, disse Leila.
O Atacado das Frutas e Verduras, conhecido como Granja da Netinha, situado na Rua Selma, em Nova Descoberta, teve a apreensão e inutilização de 12,5 kg de pescados diversos e duas bandejas de ovos de codorna, ambos os itens estragados. Os estabelecimentos autuados responderão a processo administrativo-sanitário e poderão receber multa que vai variar de R$ 40 a R$ 400 mil.