NOTÍCIAS

Administração | 30.03.15 - 17h34

Recife Participa faz seis plenárias esta semana

Rodada de plenárias começou semana passada e já reuniu quase 1000 pessoas nos Fóruns temáticos

O Fórum Microrregional do Recife Participa irá a seis pontos diferentes da cidade a partir desta segunda-feira (30), com plenárias temáticas para discutir as prioridades da população do Recife, diretamente com o secretariado da Prefeitura do Recife. O Fórum roda a cidade desde a última quarta-feira (30), e já realizou quatro plenárias reunindo quase mil pessoas nos encontros.

O calendário se inicia nesta segunda com os temas Saúde para a Microrregião 6.3 (Ibura de Cima e Cohab), no Mini Campo de Lagoa Encantada, no Ibura de Cima. A outra atividade da noite será sobre Infraestrutura para a Microrregião 1.2 (Boa Vista, Cabanga, Ilha do Leite, Paissandu, Santo Antônio, São José e Soledade), na Escola Estadual Joaquim Nabuco, em São José. As reuniões começam às 19h.

Os encontros seguem na noite da próxima terça-feira (31). O colégio Pintor Lauro Vilares, nos Torrões, recebe a plenária sobre Educação para a Microrregião 4.2 (Engenho do Meio e Torrões). Ao mesmo tempo, no Largo de Campo Grande acontece o debate sobre Saúde para a MR 2.1 (Arruda, Campina do Barreto, Campo Grande, Encruzilhada, Hipódromo, Peixinhos, Ponto de Parada, Rosarinho e Torreão).

Na quarta-feira (1º) é a vez do bairro do Vasco da Gama sediar a plenária sobre Habitação para a MR 3.2 (Alto José Bonifácio, Alto José do Pinho, Mangabeira, Morro da Conceição e Vasco da Gama) , na Quadra do bairro. Na mesma noite, os moradores da Zona Oeste, mais especificamente da Microrregião 4.3 (Caxangá, Várzea e Cidade Universitária) debatem soluções para a Saúde nas suas comunidade. A plenária será na Escola Divino Espírito Santo, na Várzea. Sempre às 19h.

Confira aqui o calendário completo.

O PROGRAMA - O Recife Participa é o modelo de Participação Social da Prefeitura do Recife. Conduzido pela Secretaria de Governo e Participação Social, em parceria com todas as áreas da gestão, o Programa pretende ampliar e intensificar a gestão colaborativa e o controle social no Executivo Municipal. Desde sua implantação, em 2013, o programa já realizou o Seminário Recife Participa, quando mais de duas mil pessoas discutiram os problemas da cidade com todo o secretariado em mesas temáticas, durante três dias. As demandas discutidas entre Prefeitura e sociedade no Seminário foram incluídas no Plano Plurianual 2014-2017.

Após o seminário, foi instalado o Fórum Microrregional do Recife Participa. Instância permanente de diálogo entre a gestão e a população do Recife, o Fórum já percorreu toda a cidade em 2013, 2014 e chega a sua edição de 2015, já tendo reunido mais de 20 mil pessoas colhendo sugestões, críticas e demandas que garantem a participação da população nas decisões de governo.

Para garantir a interlocução da população com as gestão, foram eleitos em cada Região Político Administrativa Coordenadores e Conselheiros do Recife Participa. Os representantes têm autonomia para convocar o Fórum sempre que julgarem necessário.

Além das instâncias de participação direta, como o Fórum Microrregional, estão no escopo do programa todas as iniciativas da administração municipal que contribuam para o controle social e gestão participativa, como a Ouvidoria Geral do Município, o Portal da Transparência do Recife e o mutirão de cidadania Recife em Ação.