Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 30.03.16 - 20h48

Palestras com Daiane dos Santos estimulam consciência ambiental nas escolas municipais

img_alt

Primeira campeã mundial brasileira de ginástica visita quatro unidades de ensino nesta quarta e quinta, dentro do programa Furnas Educa. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

Os alunos da Escola Municipal Poeta Joaquim Cardoso receberam, na manhã desta quarta (30), uma visita especial. A ex-atleta Daiane dos Santos, primeira campeã mundial brasileira de ginástica, esteve na unidade de ensino, situada no Córrego da Areia, para uma conversa com os estudantes sobre temas como educação ambiental e combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a zika, a chikungunya e a dengue. Daiane é embaixadora do Furnas Educa, programa itinerante de educação ambiental que está passando por dez escolas municipais durante toda a semana, numa parceria com a Secretaria de Educação do Recife. 

A programação da ex-ginasta incluiu também a escola municipal Darcy Ribeiro, no Cordeiro, na tarde da quarta (30), e segue na Chico Mendes, em Areias, às 8h30 e Governador Miguel Arraes de Alencar, na Estância, às 14h30 desta quinta (31). "Trabalhamos de forma recreativa o tema da educação ambiental, abordando assuntos como queimadas, coleta seletiva, reciclagem e conservação da energia. Como a preocupação com o Aedes aegypti é grande no País inteiro, achamos importante explicar às crianças como elas podem ajudar na prevenção das doenças", explica Daiane.

No total, as palestras estão acontecendo em dez escolas municipais do Recife, durante toda a semana, beneficiando cerca de 2.500 estudantes. "É muito bom poder contar minha história como atleta, uma vivência de 19 anos, e mostrar às crianças que fazer a diferença no bairro pode fazer a diferença no planeta", acrescenta Daiane. Iniciativa da empresa Furnas, que é sediada no Rio de Janeiro e dedicada à geração e transmissão de energia elétrica, o programa já visitou mais de 800 instituições de todas as regiões do Brasil, alcançando 500 mil pessoas.

Daiane dos Santos foi campeã mundial de ginástica artística em 2003, em Anaheim, nos Estados Unidos, e disputou três olimpíadas. Para ela, estimular a conscientização ambiental é mostrar para as pessoas como cuidar melhor de suas casas e bairros, resultando num mundo melhor. "Dou uma dica importante para vocês: eu sempre separo o lixo doméstico em lixeiras diferentes para papel, plástico, vidro e metal. E uso os restos das frutas como adubo natural para minhas plantas", orientou.

PREVENÇÃO - Além da ex-atleta, a palestra foi conduzida pelo animador Miguel Bastos, que falou sobre a necessidade de evitar a proliferação do Aedes aegypti. "Quem joga garrafas na rua precisa entender que elas acumulam água e podem gerar centenas de novos mosquitos", alertou. O estudante Olle Felipe, de 13 anos, aprovou a atividade. "Foi muito bom. Aprendemos mais sobre o uso da energia. Agora eu sei que precisamos apagar a luz e desligar os aparelhos que não estiverem sendo usados. Se não fizermos isso, a energia pode faltar", disse.