Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 30.03.16 - 11h52

Palestras sobre educação ambiental conscientizam 2,5 mil alunos da rede municipal do Recife

img_alt

Programa Furnas Educa aborda temas como conservação de energia e uso racional da água, além do combate ao mosquito Aedes aegypti. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Até a próxima sexta (1), cerca de 2,5 mil estudantes da rede municipal de ensino do Recife participam de palestras interativas sobre temas importantes como conservação de energia, uso racional da água e prevenção às queimadas, além do combate ao mosquito Aedes  aegypti. As atividades fazem parte do Furnas Educa, programa itinerante de educação ambiental que já visitou quase 400 escolas de todas as regiões do Brasil, alcançando 500 mil pessoas. 

Na tarde desta terça (29), o programa  esteve na Escola Municipal Almerinda Umbelino de Barros, no Vasco da Gama, onde o animador Miguel Bastos fez questão de alertar a garotada sobre a importância da prevenção para evitar doenças como dengue, zika e chikungunya, transmitidas pelo Aedes aegypti. "Um mosquito pode colocar até 100 ovos numa tampinha de refrigerante que esteja acumulando água. E os novos mosquitos nascem em cinco dias. Por isso, é fundamental que cada um faça sua parte", orientou Miguel. 

O estudante Fernando Lima, do 8º Ano, gostou das dicas sobre preservação de energia e pretende aplicar o que aprendeu em casa. "Também achei importantes as informações sobre o combate ao mosquito. Vou tentar conscientizar meus vizinhos para evitar as doenças", disse. 

PROGRAMA - Iniciativa da empresa Furnas, dedicada à geração e transmissão de energia elétrica, o programa já visitou mais de 800 instituições de todas as regiões do Brasil, alcançando 500 mil pessoas. No Recife, as palestras estão acontecendo em dez escolas, durante toda a semana, beneficiando cerca de 2.500 estudantes. Nesta quarta (30) e quinta (31), a ex-ginasta Daiane dos Santos, embaixadora do programa Furnas Educa, dará palestras em quatro unidades de ensino para reforçar as atividades de conscientização.

"O programa foi lançado devido ao grande número de queimadas que aconteciam perto das nossas usinas. Com o tempo, ampliamos o foco para outros temas de educação ambiental, como uso correto de energia elétrica, uso racional da energia, defesa da natureza e, agora, o combate ao Aedes aegypti", afirma o coordenador nacional do Furnas Educa,  André Sabino. De acordo com ele, a proposta é fazer palestras lúdicas e interativas, incluindo jogos e brincadeiras, para que as crianças possam aprender brincando. O foco são os alunos com 5 a 10 anos.