Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 30.03.16 - 20h45

Prefeitura do Recife faz balanço de um ano da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas

img_alt

Na tarde desta quarta (30), a equipe da SECOD apresentou números expressivos que marcam um ano de funcionamento da pasta, a primeira criada por uma gestão municipal. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Um dia de prestação de contas, avaliação, informação e muita emoção. Foi assim a tarde desta quarta-feira (30) para todos que acompanharam o balanço de um ano de atividade da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas (SECOD) do Recife, que aconteceu no auditório do SESI,  em Santo Amaro. O prefeito Geraldo Julio participou do evento, onde foram apresentadas as ações, projetos e iniciativas, juntamente com os respectivos resultados da pasta, que foi a primeira a ser criada por uma gestão para se dedicar exclusivamente à política sobre drogas.

"Tivemos um ano de trabalho com muitos resultados, com muitos tratamentos realizados, com reinserção social, o que mostra uma decisão acertada da Prefeitura do Recife em criar esta secretaria para fazer esse enfrentamento às drogas. Continuaremos em frente, firmes, com os programas que foram implantados, e implantar novas ações e sempre o que é mais importante: em parceria com a sociedade. As pessoas do Recife e as instituições da cidade já vêm fazendo este trabalho, e ficamos muito felizes em poder fortalecer,  somar esforços, para salvar vidas e ter tantos resultados positivos. Saio daqui emocionado", declarou o prefeito Geraldo Julio.

Em um ano de atuação, a SECOD já atingiu a marca de 1500 multiplicadores em prevenção às drogas. Também foram realizados 178 atendimentos e acompanhamentos oriundos do tratamento,  e mais de R$ 2 milhões destinados à compra de vagas em entidades terapêuticas. Dos cursos de vendas e recepção hospitalar, promovidos pela pasta, 150 pessoas foram formadas. Além disso,  no final de 2015, a SECOD ainda deflagrou os editais de cinco atividades: Recife Previne, Usina Cultural, ATITUDE Recife, Recomeçar e contratação de vagas em entidades terapêuticas.

A secretária de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas do Recife, Aline Mariano, falou da satisfação em poder ver tantos números positivos como resultado de um ano de atuação à frente da pasta: "Foi surpreendente nosso resultado. Não imaginei que poderíamos chegar tão longe e realizar tantas coisas, tiramos muita coisa do papel. Foi muito importante desenvolver esta política pelo Recife. Tenho certeza de que estamos no caminho certo de gestão pública e de decisões cada vez mais acertadas para o que é melhor para o Recife", afirmou.

A SECOD foi fundamentada a partir de três eixos de trabalho, realizando, no eixo de Prevenção, rodas de diálogo nas escolas, ações culturais e de cidadania e formando agentes multiplicadores de prevenção para falar sobre as drogas. No eixo de  Tratamento, promove ações voltadas às pessoas usuárias de drogas, em extrema vulnerabilidade social, que desejam e precisam de atenção e cuidados específicos por já realizarem um uso problemático ou dependente de substâncias psicoativas. Já no eixo de Inserção Produtiva e Ressocialização, a SECOD oferece capacitações, oportunidades de trabalho e de promoção ao empreendedorismo para o público em vulnerabilidade social. 

 

Balanço em números

 

1500 multiplicadores em prevenção às drogas;

2 milhões de reais investidos na compra de vagas em entidades terapêuticas;

178 atendimentos e acompanhamentos oriundos do tratamento;

5 editais deflagrados.

  

Editais

 

- Recife Previne;

- Usina Cultural;

- ATITUDE Recife;

- Recomeçar;

- Contratação de vagas em entidades terapêuticas.