Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 30.03.17 - 15h09

Banda Sinfônica do Recife realiza primeiro concerto da temporada

img_alt

Sob a regência do mastro Nenéu Liberalquino, a Banda Sinfônica do Recife emocionou o público que lotou o Teatro de Santa Isabel (Foto: Lú Streithorst/PCR)

 

Com o Teatro de Santa Isabel lotado, a Banda Sinfônica do Recife realizou, ontem (29), o primeiro concerto do ano. Antes de começar o espetáculo, admiradores da música erudita formaram filas para conseguir os ingressos da apresentação  gratuita  de música erudita. Oferecida pela Prefeitura do Recife, a programação já conquistou vários fãs que acompanham fielmente as apresentações da banda.

O músico Anderson Ribeiro, 21 anos, disse que já participou do concerto cinco vezes. “Quando posso eu venho, pois escuto uma música de qualidade e ainda aprendo com esses grandes mestres”, enfatizou o jovem.

A auxiliar administrativa Isabelle Albuquerque, 26 anos, era só alegria por participar do espetáculo da Banda Sinfônica do Recife. “Fiquei sabendo do espetáculo pelas redes sociais da Prefeitura, convidei uns amigos e estamos muito contentes. Amo o repertório que eles tocam. Num teatro maravilhoso como o Santa Isabel, o show fica completo”, concluiu Isabelle.

Na noite inaugural, o mastro Nenéu Liberalquino e os músicos da Banda começaram o espetáculo sob fortes aplausos tocando a peça Galop do compositor russo, Dmitri Shostakovich. A segunda peça da noite foi Adagio da Sinfonia nº 2,  do também compositor russo Sergei Rachmaninoff. 

Saindo um pouco do erudito, a terceira peça foi Novo Tempo, do cantor popular brasileiro Ivan Lins. Com o repertório bem eclético, a quarta peça homenageou três músicos do Jazz: Miles Davis, Thelonious Monk e Duke Ellington. Em seguida, executaram trilhas sonoras clássicas do cinema, de filmes como Indiana Jones e James Bond.

Por fim, a plateia ouviu uma das 39 obras do grande compositor italiano, Robert Longfield, a famosa Guilherme Tell, última obra escrita pelo músico. De maneira bem descontraída, o maestro encerrou a apresentação repetindo a música Novo Tempo.

Para a monitora de festas Maria das Dores, 39 anos, o concerto mensal é um momento de lazer e cultura. “Eu sempre trago minha filha, agora meu vizinho. Esses jovens precisam ouvir música boa. Temos que mostrar a cultura para eles. Um dia ainda vão me agradecer”, enfatizou Dorinha.

A aposentada Eliete Lira, 60 anos, é fã de carteirinha da Banda. “Todos os meses eu venho, não perco por nada este encontro. Queria que fosse mais de uma vez por mês. Sempre trago uma amiga e aproveitamos boa música em um espaço incrível.”

Para quem não conseguiu assistir o espetáculo, a Banda Sinfônica do Recife volta a se apresentar no dia 26 de abril, última quarta-feira do próximo mês.