Secretaria de Política Urbana e Licenciamento

NOTÍCIAS

Política Urbana | 30.03.22 - 16h17

Prefeitura realiza Simulado de Evacuação de Emergência em Nova Descoberta

Com o objetivo de preparar a população que mora em áreas de risco sobre como atuar em situações de emergência, a Prefeitura do Recife realiza, na manhã desta quinta-feira (31), o 1º. Simulado de Evacuação de Emergência, no Córrego do Beiju, em Nova Descoberta. A atividade será coordenada pela Secretaria Executiva de Defesa Civil e reunirá cerca de 30 famílias residentes na área, preparando a comunidade para uma eventual necessidade de evacuação da área em caso de deslizamento grave.

 

O simulado começa às 9h, na Rua Monsenhor Teobaldo Rocha, na entrada da barraca Santa Cruz, com participação de órgãos como CTTU, SAMU e Corpo de Bombeiros. Os moradores sairão de suas casas e seguirão para o Ponto de Encontro e Acolhimento, onde serão recebidos pela equipe da Defesa Civil do Recife. Após avaliação da situação com participação dos Bombeiros, em caso de não haver mais risco iminente, a população será orientada a voltar para casa.

 

A ação marca o encerramento do trabalho realizado na área pelo Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC), proposta educativa prevista na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, para fortalecer a preparação, prevenção e resiliência da população das áreas de risco da cidade. Os Núcleos visam à aproximação da Defesa Civil com as comunidades, por meio do fortalecimento das lideranças na busca da prevenção dos riscos locais. Para este ano, dentro da Ação Inverno 2022, estão previstos três NUPDECs, sendo 2 comunitários e 1 escolar.

 

AÇÃO INVERNO 2022 - A Prefeitura do Recife está investindo R$ 148 milhões na Ação Inverno 2022, um crescimento de cerca de 50% em relação ao ano passado, incluindo obras de contenção de encostas, limpeza de canais, micro e macrodrenagem, prevenção e monitoramento em áreas de risco e eliminação de pontos críticos de alagamento, entre outras atividades.

 

Serviço

O quê: 1º. Simulado de Evacuação de Emergência

Quando: Quinta-feira (31), a partir das 9h

Onde: Rua Monsenhor Teobaldo Rocha, Córrego do Beiju, Nova Descoberta