Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 30.03.23 - 20h36

Museus cheios de programações, novidades e convites para o fim de semana

img_alt

Três novas exposições estão em cartaz no MAMAM, Paço do Frevo e Murillo La Greca, que recebe nova mostra na semana que vem. Paço oferece ainda show gratuito e arrastão de frevo neste final de semana cultural (Foto: “Ocupação Lia de Itamaracá", no Paço/Hugo Muniz)

Demarcando um momento de grande efervescência das artes visuais recifenses, abril já vai começar pendurando novidades nas paredes dos museus e espaços expositivos geridos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. No próximo dia 4, estreia, no Museu Murillo La Greca, a primeira exposição individual do multiartista pernambucano Bruno Fish, intitulada “Cerâmicatomicamente”, em referência ao processo de fusão e mutação da cerâmica em alta temperatura e também ao alcance sem fronteiras da mente. Mas ninguém precisa esperar até lá para ir ao museu. No próprio Murillo, no Paço e no Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM), tem muito mais para ser visto e ser celebrado já neste fim de semana. 

MURILLO LA GRECA

No Murillo, está em cartaz, desde o último sábado, a exposição “Não Reagente”, da fotógrafa Priscilla Bhur, que dá à luz questionamentos sobre a sina da maternidade como questão determinante do feminino, atravessando, de muitas e inquisidoras formas, os corpos e escolhas das mulheres. Reunindo mais de 40 obras, entre fotografias, textos, vídeo, imagens, colagens e pintura, a exposição nasceu da experiência pessoal de Priscilla com a maternidade: um diagnóstico de possível infertilidade - o não reagente - fez a artista questionar as imposições e aflições que turvam os limites entre o pessoal e o social. Na mostra, a artista também busca revirar seus próprios baús, usando imagens do seu nascimento, que denunciam violências obstétricas sofridas por sua mãe e também por 1 em cada 4 mulheres no Brasil. Colando e costurando relatos, fatos e fotos, Priscilla faz ecoar, das paredes do Murillo para sempre, as dores e as revoluções que as mulheres precisam gritar há séculos.

A exposição, viabilizada pelo Sistema de Incentivo Cultural (SIC), da Secretaria de Cultura do Recife e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, fica em cartaz até o dia 10 de maio, com entrada gratuita. 

Já “Cerâmicatomicamente”, que entra em cartaz no próximo dia 4 de abril e segue até o dia 2 de junho, refaz a trajetória artística de Bruno Fish, reunindo 28 obras, entre esculturas e pinturas, nas quais o artista trabalhou ao longo dos últimos 6 anos. A curadoria é de Felipe Campelo. São 14 quadros  e 14 peças em cerâmica, criadas a partir do diálogo entre as influências surrealistas e regionais que marcam o trabalho de Fish, um discípulo do mestre Thiago Amorim. Peixes, lobos, primatas (como o mandril e o babuíno) e la ursas habitam sua obra, assumindo contornos e práticas humanas, em cores fortes e vibrantes. 

Artista contemporâneo e urbano, Bruno Fish completará 48 anos no mesmo dia da abertura da mostra. Com trabalhos expostos nos salões da Fenearte do ano passado e obras encomendadas por apreciadores de arte residentes em outros estados do Brasil e também dos EUA, ele é natural do Recife, mas viveu parte de sua infância em Caruaru, tendo sua sensibilidade forjada no barro e no talento de grandes artistas como Galdino, Manuel Eudócio, além dos filhos do mestre Vitalino.

PAÇO DO FREVO

No Paço, a programação já começa amanhã (31), enchendo de acordes o intervalo para o almoço. A partir do meio-dia, o projeto Hora do Frevo recebe a trombonista olindense Neris Rodrigues, para apresentação gratuita e aberta ao público, no térreo do museu. Neris, que também é pedagoga, graduada em música, arranjadora e compositora, apresenta o projeto Trombonando, em que o trombone sola as melodias e, com improviso, dialoga com orquestra e público. Para a Hora do Frevo que encerra o mês das mulheres, Neris convidou para participações especiais: Lua Trombone e Karine Alves, no trombone; Leticia Darlane, no trompete; e Cintya Cibele, no sax tenor.

No domingo (2), o Paço faz outro convite musical: vai ter Arrastão do Frevo pelas ruas do Recife Antigo, com a Troça Carnavalesca Mista Estrela da Tarde, acompanhada da Orquestra 3 de Agosto, do maestro Valter. O Arrastão terá concentração às 15h30 no Marco Zero, com cortejo às 16h, em direção ao Paço.

Quem for pular frevo pode aproveitar para conferir a exposição “Ocupação Lia de Itamaracá - Paço do Frevo”, que fica em cartaz até 21 de junho no museu. Trata-se de um tributo e um reconhecimento à trajetória da artista, cuja vida e obra vêm trazendo para a roda da cultura popular muitas gerações de pernambucanos. Composta por documentos, figurinos, objetos pessoais, fotografias, mobiliários e diversos recursos audiovisuais, como videoclipes e imagens recentes de apresentações de Lia de Itamaracá pelo mundo, a exposição pretende fazer ecoar a ciranda na pele e no peito de cada visitante.

 MAMAM

No MAMAM, está aberta à visitação a exposição “Na Cidade da Ressaca”, que fica em cartaz até 18 de junho, reunindo trabalhos produzidos ao longo dos últimos 15 anos por Jonathas de Andrade, considerado um dos principais nomes da arte contemporânea no Brasil, com obras expostas em importantes coleções privadas e públicas, entre elas: Centre Georges Pompidou, em Paris, Museo del Barrio, Museum of Modern Art (Moma) e Solomon R. Guggenheim Museum, em Nova York. 

 

Com trabalhos em vídeo, fotografia e instalação, agrupados por afinidades temáticas, a expografia convida o visitante a aguçar todos os sentidos para explorar a obra do artista, que é plural e prolífica, tanto em relação aos suportes utilizados quanto às temáticas. 

 

A mostra tem incentivo do Funcultura, Fundarpe/Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco, e apoio da Galeria Nara Roesler, e do MAMAM, espaço cultural da Prefeitura do Recife.

 

 

SERVIÇO

MURILLO LA GRECA

Exposição “Cerâmicatomicamente” 

Abertura: 4 de abril, às 19h

Visitação: Até 2 de junho, de terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h

 

Exposição “Não Reagente”

Visitação: Até 10 de maio, de terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h

 

O Murillo fica na Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366, Parnamirim

Entrada gratuita

 

MAMAM

Exposição “Na Cidade Da Ressaca”

Visitação: De 24 a 18 de junho, de quarta a sexta-feira, das 10h às 17h; sábados e domingos, das 10h às 16h

 

O MAMAM fica na Rua da Aurora, 265, Boa Vista

Entrada gratuita

 

 

PAÇO DO FREVO

 

Hora do Frevo
Com Neris Rodrigues 
Sexta (31), às 12h
No térreo, ao lado do Aurora Café
Acesso gratuito


Arrastão do Frevo
Com TCM Estrela da Tarde
Domingo (2)
Concentração às 15h30 no Marco Zero e cortejo às 16h em direção ao Paço
Acesso gratuito


Ocupação Lia de Itamaracá

Visitação: Até 21 de junho, de terça a sexta, das 10h às 17h e sábados e domingos, das 11h às 18h

Ingressos: R$ 10 inteira e R$ 5 meia, com entrada gratuita às terças

 

O Paço fica na Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife