Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 30.03.23 - 12h27

Prefeitura do Recife entrega Prêmio Semeadores das Políticas Públicas de Juventude

img_alt

Evento presta homenagem a pessoas, grupos e instituições que promovem iniciativas de sucesso voltadas para os jovens. (Foto: Hélia Scheppa/PCR)

O Prêmio Semeadores das Políticas Públicas de Juventude (PPJ) é um reconhecimento àqueles que fortalecem a produção de conteúdo, soluções e luta pela efetivação das Políticas Públicas de Juventude no Recife. A premiação ocorreu na noite desta quarta-feira (29), na Casa Zero, no bairro do Recife, e contemplou agraciados em oito categorias: Ativista, Coletivo ou Movimento Juvenil, Especialista, Jovem, Organização da Sociedade Civil, Experiência em Conselho de Juventude, Experiência em Gestão Pública e In Memorian. A entrega faz parte da programação da 6ª Semana Municipal da Juventude, promovida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas. 

Os premiados da 3ª edição do Prêmio Semeadores das PPJs foram Wedlon Claudio Araujo (categoria Ativista), o Movimento Jovem de Políticas Públicas da Guabiraba (categoria Coletivo ou Movimento Juvenil), Marcus Barão (categoria Especialista), Luana Maria da Luz (categoria Jovem), o Movimento Social e Cultural Cores do Amanhã (categoria Organização da Sociedade Civil), João Ygor Gomes (categoria Experiência em Conselho de Juventude), Mariana Bezerra Lyra (categoria Experiência em Gestão Pública) e Ana Karina Araújo de Moraes (categoria In Memorian).

A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna, destacou a importância da Semana Municipal da Juventude para o empoderamento dos jovens. "Esse prêmio é a coroação do fortalecimento da política pública da juventude na cidade. Um dos meios de combate à desigualdade social é, justamente, dar protagonismo aos jovens e fazê-los ocupar espaços tanto em movimentos sociais quanto em conselhos. Dessa forma, podemos reforçar ainda mais a importância do investimento em política pública de juventude", afirmou.

Ao receber o prêmio, Luana Maria da Luz, 22 anos, que é mulher trans e ativista no bairro do Ibura, se emocionou com o reconhecimento. "Eu estar aqui, hoje, é muito importante, pois desde os 17 anos eu atuo em empreendedorismo social, desenvolvendo tecnologias que solucionem a falta de oportunidade que pessoas periféricas e LGBQIA+ sofrem. É muito massa esse reconhecimento, porque significa que eu estou no caminho certo", contou a jovem.

SEMANA DA JUVENTUDE - Realizada em alusão ao Dia Mundial da Juventude, comemorado em 30 de março, a 6ª Semana da Juventude do Recife tem como objetivo reforçar ações, serviços e programas realizados pelo município para contemplar o público jovem, de 15 a 29 anos. Neste ano, a programação reforça o tema "Construindo caminhos para a participação juvenil", com atividades realizadas desde o dia 26 e que seguem até o dia 31 de março. A Semana Municipal da Juventude, promovida pela Secretaria Executiva de Juventude do Recife, foi instituída pela Lei Municipal 18.709/202. Todas as ações são realizadas em parceria com diversas secretarias e órgãos municipais, além do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude (CMPPJ) e Organizações da Sociedade Civil (OSC).

 

Conheça um pouco mais sobre os premiados:

Wedlon Claudio Araujo (categoria Ativista) - Recifense, casado, pai, formado em Engenharia Elétrica, pós-graduado em Gestão Pública, é produtor cultural, fundador e líder do Coletivo Iputinga Sociocultural e suplente do Conselho Tutelar da RPA 4. Atua em defesa da juventude, promovendo atividades de inclusão social, resgate e impulsionamento de artistas, em sua grande maioria, jovens do bairro da Iputinga. Wedlon também é MC, grafiteiro e poeta. Com o Iputinga Sociocultural foi idealizador e coordenador do primeiro e segundo mutirões de graffiti da Iputinga, que o ocorreram nos anos de 2021 e 2022, eventos que contaram com a participação de 300 jovens da região metropolitana do Recife, proporcionando a pintura artística de toda a extensão da parede externa do muro da sede do Detran-PE. Idealizador do Iputinga Battle, primeiro torneio de breaking dance do bairro.

Movimento Jovem de Políticas Públicas da Guabiraba (categoria Coletivo ou Movimento Juvenil) - Formado em 2019, tem o intuito de fortalecer as políticas públicas no bairro da Guabiraba. Possui 11 integrantes que atuam na garantia de políticas para as juventudes. O movimento é um dos pilares da ONG Visão Mundial e trabalha em parceria com outras instituições para a realização de ações e projetos. O MJPOP também chama a atenção para a letalidade dos jovens. Neste período, o movimento está focado na ação "Eu sinto na pele", que tem como finalidade o recolhimento de assinaturas para ações efetivas de prevenção a letalidade de crianças e jovens no país.

Marcus Barão (categoria Especialista) - Presidente do Conselho Nacional da Juventude do Brasil, coordenador do Atlas das Juventudes e consultor para a temática de juventudes e políticas públicas de juventude. Possui 17 anos de experiência no trabalho com jovens, liderança juvenil, na mobilização, articulação e desenvolvimento de estratégias e projetos com jovens no Brasil e em diferentes partes do mundo. Em 2021, foi nomeado Embaixador Global da UBUNTU UNITED NATIONS, iniciativa presidida por José Ramos Horta, Laureado com o Prêmio Nobel da Paz, que ainda conta com o alto patrocínio do Secretário Geral da Organização das Nações Unidas e irá capacitar, inspirar e mobilizar jovens em 193 países do mundo. Em sua trajetória, Marcus participou da construção, articulação e mobilização da Conferência Nacional da Juventude, que, ao todo, mobilizou cerca de 600 mil jovens de todo o País. Foi um dos idealizadores e coordenou a Pesquisa Juventudes e a Pandemia do Coronavírus, que, em 2020, mobilizou 33.688 jovens e, em 2021, mobilizou mais de 68 mil jovens no País. Também foi um dos idealizadores e coordenadores de programas como o Juventude Empreendedora, que capacitou jovens em Guiné-Bissau, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Moçambique, Timor-Leste e Portugal e que em 2020 alcançou mais de 10.000 jovens em mais de 1.000 cidades de todas as regiões do Brasil. 

Luana Maria da Luz (categoria Jovem) - Jovem trans, de 22 anos, é ativista do bairro do Ibura, militante dos direitos humanos e estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. É palestrante e ministra oficinas e participa como componente de mesa em roda de diálogo. Em 2018, atuou como coordenadora voluntária na coletiva Favela LGBTQ+, que tem como objetivo combater a desinformação, discutindo sobre o racismo e LGBTFOBIA. 

Movimento Social e Cultural Cores do Amanhã (categoria Organização da Sociedade Civil) - Com caráter filantrópico social cultural, educacional e sem fins lucrativos, iniciou suas atividades em 2009, por iniciativa de Adelson Boris, Florim, Luther e Jouse Barata, um grupo de jovens grafiteiros que antes já atuavam pela Comunidade do Totó, em diversas ações coletivas e individuais. Vendo que a comunidade necessitava de atendimentos básicos ligados a ações sociais e educativas, resolveram se juntar e fortalecer o atendimento às crianças e jovens da região de forma mais inclusiva e ocupacional através das artes de rua. Hoje, o Cores do Amanhã, como é mais conhecido, é uma associação sem fins lucrativos, um grupo comunitário formado por educadores, esportistas e artistas de diversas áreas que buscam levar cultura e cidadania através das artes, dos esportes e do Hip Hop.

João Ygor Gomes (categoria Experiência em Conselho de Juventude) - Graduado em Direito pela UFPE e especialista em Direito Municipal pela Escola Paulista de Direito, é Gestor Governamental de Carreira da Prefeitura do Recife. Esteve já como dirigente nacional da Juventude Socialista Brasileira (JSB), Conselheiro Municipal de Juventude em Recife, Conselheiro Estadual de Juventude em Pernambuco e Vice Presidente do DA de Direito da UFPE. Na gestão pública, aprendeu a ajudar a construir as políticas públicas. Mais um dentre outros realistas esperançosos que constroem o Estado de Pernambuco.

Mariana Bezerra Lyra (categoria Experiência em Gestão Pública) - Graduada em administração, especialista em Gestão de Políticas Públicas de Juventude e em Práticas Sociais Reflexivas, e mestre em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável, com o tema da dissertação "Política Pública de Juventude: Avanços, Desafios e Limites de seu Desenvolvimento no Território". Começou a sua atuação em movimentos extensionistas na universidade pública, atuando com a sensibilização de jovens universitários sobre responsabilidade social. Participou de organizações da sociedade civil com foco de atuação no fortalecimento de organizações juvenis e trabalhou no setor privado na área de responsabilidade social, discutindo cidades sustentáveis e o monitoramento de indicadores de qualidade de vida da cidade. Em 2012, começou a sua atuação na gestão pública na área de juventude, atuando no Governo de Pernambuco, na Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e atua na Prefeitura do Recife desde 2017. Contribuiu com a elaboração de vários documentos técnicos sobre Políticas Públicas de Juventude do Recife. Desde 2003, acompanha e contribui com as discussões sobre a institucionalização das Políticas Públicas de Juventude no Recife, em Pernambuco e no Brasil. O que a move é a possibilidade de colaborar com processos em busca de uma sociedade mais justa e solidária.

Ana Karina Araújo de Moraes (categoria In Memorian) - Tinha experiência de 15 anos em gestão, trabalhando com políticas de desenvolvimento, sendo sete anos assumindo postos de gestão do Governo de Pernambuco e seis anos com Incubadoras. Dentre os trabalhos, coordenou a Incubadora Social da Academia de Desenvolvimento Social, com o foco no fortalecimento de iniciativas juvenis. Foi gerente de Juventude do Estado de Pernambuco, de 2011 a 2012. Trabalhou na AGEFEPE, atual AGE, em 2013, e, enquantodiretora administrativa e financeira, criou as seguintes linhas de créditos: Mulheres Empreendedoras, Juventude Empreende (hoje Cred Jovem), Empreendimentos Criativos e Negócios Sustentáveis, além do PE Solar. Participou da discussão dos marcos legais das Políticas Públicas de Juventude e de eventos internacionais sobre juventude, trabalho e geração de renda.