NOTÍCIAS

Cultura | 30.04.12 - 11h29

Nelson Ayres e Marina De La Riva são convidados da Orquestra Sinfônica no Concerto do Trabalhador

Apresentação será realizada nesta terça-feira (1º de maio), no Parque Dona Lindu

Para celebrar o 1º de maio, Dia do Trabalho, a Prefeitura do Recife promove concerto especial da Orquestra Sinfônica, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. A apresentação já é uma tradição na data. Neste ano, a novidade é que a espetáculo terá como convidados o pianista e compositor Nelson Ayres, uma das personalidades mais importantes da musica instrumental brasileira, e Marina De La Riva, cantora carioca com forte influência cubana, revelação da “safra” de vozes femininas da MPB. A apresentação será realizada nesta terça-feira (1º de maio), às 18h, ao ar livre, com o palco do Teatro Luiz Mendonça, aberto para o pátio do parque.

Sob regência do maestro Osman Giuseppe Gioia, serão interpretadas músicas do próprio Ayres e ainda composições de Vilas Lobos, Tom Jobim, Edu Lobo e Chico Buarque. “Nelson Ayres é um dos maiores arranjadores em termos de música popular sinfônica. Ele transita muito bem entre o popular sinfônico e o erudito, o que combina com a Orquestra Sinfônica do Recife. Ayres já se tornou um amigo da OSR, vem assinando vários arranjos para a orquestra. E Marina de La Riva já é muito querida do público pernambucano”, afirma Gioia.

De acordo com o maestro, o concerto dedicado aos trabalhadores começa com as cirandas de Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959), maior expoente da música no Modernismo Nacional, executadas pela Orquestra. “Villa-Lobos foi uma fonte de inspiração para todos que vieram depois dele, inclusive influenciou muito Tom Jobim, que também iremos interpretar”, explica o maestro. Com arranjos de Nelson Ayres, a OSR interpretará “Nesta Rua”, “A Condessa” e “Passa-passa avião”. Também está no programa “Bachianas Brasileiras nº 4”, uma das composições da série na qual Villa-Lobos fundiu temas do folclore brasileiro às formas pré-clássicas no estilo do alemão Johann Sebastian Bach (1685 - 1750).

Depois, o pianista Nelson Ayres é convidado ao palco para apresentar músicas de sua autoria como “Perto do Coração” e “Veranico de Maio”, ao lado do baixista Thales Silveira e do baterista Enoque Pereira, instrumentistas da OSR. A cantora carioca Marina De La Riva também entra em cena para interpretar as músicas “O Circo Místico”, “Valsa dos Clowns”, e “A história de Lily Braun”, de Edu Lobo e Chico Buarque; e “Anos Dourados”, de Tom Jobim. Em castelhano, a cantora canta o bolero “Contigo Aprendi”, do mexicano Armando Manzanero, e “Desabafo”, do rei Roberto Carlos.

Serviço:

Concerto do Trabalhador com a Orquestra Sinfônica do Recife
Convidados: Nelson Ayres e Marina De La Riva
Terça-feira (1º de maio), às 18h
Parque Dona Lindu - Av. Boa Viagem, s/n, Boa Viagem.
Informações: 3355-6890 / 3355-9821