NOTÍCIAS

Cultura | 30.04.13 - 14h19

1º de Maio também é dia de Ciclofaixa

[caption id="attachment_33806" align="alignleft" width="680"] Percurso que corta 11 bairros funciona sempre das 7h às 16h, aos domingos e feriados. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]



Os recifenses poderão comemorar o Dia do Trabalho pedalando. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e também da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, vai montar o percurso que liga Zona Norte à Zona Sul do Recife, com o marco Zero como ponto de convergência. O trajeto estará devidamente montado para funcionar das 7h às 16h.

Além de ser uma prática saudável, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer é um momento para reunir toda a família ou amigos. É também uma ótima oportunidade de conhecer melhor a cidade e ver aquilo que nem sempre é perceptível de dentro de um automóvel. Quem ainda não adquiriu bicicleta, pode se cadastrar no site www.ciclofaixarecife.com.br e alugar uma para realizar o passeio. O site inclui também informações sobre rotas, apoio mecânico aos ciclistas, além dos diversos pontos turísticos que o passeio proporciona. Foram estabelecidos três pontos de aluguel: Parque da Jaqueira, Recife Antigo e Parque Dona Lindu.

O percurso corta 11 bairros da cidade e garante um passeio incrível. Quem sai da Zona Norte, pode observar o Mercado Público de Casa Amarela, passando pelo Sítio da Trindade, Parque da Jaqueira, Museu do Estado, Câmara Municipal do Recife, Parque Treze de Maio, Faculdade de Direito, Assembleia Legislativa, Teatro Santa Isabel, Palácio do Campo das Princesas, Praça da República, Palácio da Justiça e Central do Artesanato, além do próprio Marco Zero. Na Zona Sul, o roteiro engloba a praia de Boa Viagem, Parque Dona Lindu, Pracinha de Boa Viagem, Cais de Santa Rita e Forte das Cinco Pontas.

Não é permitido estacionar, nos domingos e feriados, no espaço destinado à Ciclofaixa. Os cones que demarcam o percurso começam a ser colocados na madrugada e veículos que estiverem infringindo a norma serão rebocados. A velocidade máxima permitida para carros que circulem em vias que passam a Ciclofaixa é de 40 km/h. Ciclistas devem respeitar a velocidade máxima do percurso que é de 20 km/h.

Dando continuidade à valorização de áreas para prática de atividades de lazer e de esportes, seguirá no mesmo esquema dos últimos domingos o fechamento parcial das avenidas Marquês de Olinda, Rio Branco e Alfredo Lisboa. Essa ação acontece uma hora a mais que a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, sendo das 7h às 17h.

TRÂNSITO

A utilização de rotas alternativas deve ser opção para evitar retenção de trânsito. Para quem vem da Zona Sul, o ideal é pegar a Imbiribeira pela Avenida Mascarenhas de Moraes, seguir em frente, sentido Afogados, e dobrar à esquerda no Largo da Paz. Neste ponto, o motorista estará de frente para a Estrada dos Remédios, que tem continuação pela Avenida Visconde de Albuquerque e Rua José Bonifácio. Desta forma, o motorista já pode ter acesso à Jaqueira, Parnamirim, Aflitos, Rosarinho e demais bairros da Zona Norte.