NOTÍCIAS

Cultura | 30.04.13 - 19h46

Prefeito abre monitoramento detalhando as ações do eixo Cidadania

[caption id="attachment_33823" align="alignleft" width="680"] Geraldo: "Aqui a gente identifica os problemas rapidamente, enfrenta eles e faz os projetos andarem mais rápido”. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Na próxima quinta-feira (02/05) será a vez da Educação

Eixos estratégicos e metas prioritárias passam a nortear a administração pública municipal. Na tarde de hoje, o prefeito Geraldo Julio deu início aos ciclos de monitoramento da Prefeitura do Recife. O primeiro eixo a ter seus projetos e ações detalhadas foi “Cidadania”, que envolve 54 iniciativas das secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Esportes e Copa do Mundo; Segurança Urbana; Mulher; Executiva do Direito dos Animais e o Gabinete de Projetos Especiais.

Entre os projetos analisados na reunião de hoje estão a reforma do Ginásio Geraldo Magalhães (Esportes), a edição de novas feiras de adoção de Cães e Gatos (Sec. Exec. de Direitos dos Animais), a construção dos Compaz (Gabinete de Projetos Especiais), entre outras. Todas estão em dia com os prazos pactuados no mês passado e receberam as famosas “bolinhas verdes”.  

Na próxima quinta-feira (02/05) é a vez do chefe do Executivo fazer o acompanhamento das metas inseridas no eixo Educação. A primeira rodada de reuniões, que segue durante este mês de maio, acontecerá sempre às terças e quintas até que todos os sete eixos estratégicos e as mais de 700 metas tenham sido monitoradas.



A experiência do monitoramento das metas prioritárias coloca o Recife num outro patamar em relação às demais capitais do País por ter implantado um modelo de gestão moderno, garantindo identidade ao conjunto da administração pública municipal e fortalecendo o corpo gerencial. “Com o monitoramento, a conhecida burocracia é vencida de maneira mais rápida. Aqui a gente identifica os problemas rapidamente, enfrenta eles e faz os projetos andarem mais rápido” comentou o Geraldo Julio.

O modelo proposto permite que o prefeito acompanhe de maneira detalhada as principais ações e projetos em um formato em que as secretarias estejam agrupadas por eixos estratégicos. Com isso, algumas das ações antes executadas de maneira isolada passam a ser integradas, otimizando tempo e recursos. Esse novo modelo administrativo oferece ferramentas inerentes à administração que garante a identificação de soluções, além de ações corretivas, aos gargalos encontrados.