NOTÍCIAS

| 30.04.14 - 12h21

PCR atua de forma integrada para minimizar transtornos da chuva

De janeiro até o momento, a Secretaria-Executiva de Defesa Civil (Sedec) realizou 22.195 vistorias em áreas de risco. (Foto: Irandi Souza/PCR)

A Prefeitura do Recife está trabalhando de forma integrada para minimizar os transtornos à população em decorrência das chuvas que têm atingido a cidade. Nas últimas 24h, foram registrados cerca de 110mm de precipitação. A Secretaria-Executiva de Defesa Civil, a Emlurb e CTTU são os órgãos que concentram a maior parte das ações de resposta.

A Defesa Civil do Recife recebeu 40 solicitações da população desde a meia-noite de ontem até as 10h de hoje. Além das equipes de prontidão durante toda a madrugada, os profissionais da pasta intensificaram o monitoramento das áreas de risco e agilizaram o atendimento às ocorrências recebidas.

Entre as ocorrências, destacam-se os alagamentos registrados em comunidades situadas nas proximidades de rios e canais, como Linha do Tiro, Dois Unidos e Campina do Barreto. Ao todo, foram atingidas 59 famílias, que puderam retornar às suas residências depois que o nível da água baixou. A PCR fará a entrega de kits limpeza, kits higiene, colchões e cestas básicas para essas famílias.

Já nas áreas de morro, destacam-se deslizamentos de terra de pequeno porte registrados em Nova Descoberta, Brejo da Guabiraba, Casa Amarela e Ibura; e os desabamentos parciais de muro no Ibura e no Fundão. Não houve vítimas em nenhuma dessas ocorrências. Durante toda esta manhã, as equipes técnicas estão em campo para realizar vistorias de avaliação de risco, providenciar a reposição de lonas plásticas, remover entulhos gerados pelos deslizamentos e encaminhar famílias para local seguro caso seja necessário.

A Defesa Civil do Recife alerta os moradores de áreas de risco para que continuem atentos em razão da previsão de continuidade de chuvas da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac). A população pode acionar o órgão municipal por meio do telefone 0800 081 3400. O atendimento é gratuito e funciona 24h.

Em uma ação pioneira na cidade, as intervenções para a erradicação de pontos de alagamento já foram feitas em 29 pontos. Desse total, nove foram ações de maior porte (Rua do Dique, Rua dos Navegantes, Avenida Norte, Rua Estrela do Mar).

As outras 20 foram ações menores. Outros pontos estão com a intervenção em andamento (ruas Princesa Isabel, João de Barros, Genaro Guimarães, Avenida Recife, Rua Cosmorama e Avenida Afonso Olindense). O próximo ponto que será iniciado em breve é o da Rua Visconde de São Leopoldo (BR-101, próximo à reitoria da UFPE).

BALANÇO DEFESA CIVIL

De janeiro até agora, a Secretaria-Executiva de Defesa Civil (Sedec) realizou:

- 22.195 vistorias em áreas de risco;

- Colocou 1.040.892 metros quadrados de lonas plásticas;

- Realizou 61 palestras educativas em escolas municipais;

- Esteve em 3.880 residências promovendo ações informativas porta a porta;

- São 330 profissionais envolvidos diretamente na Operação Inverno. Desses, 180 são agentes operacionais e 150 técnicos, trabalhando com o apoio de 38 veículos.

EMLURB

Desde janeiro, a Emlurb está executando as seguintes atividades:

- Concluída a limpeza de 31 canais já foram concluídos, ao custo de R$ 1.400.000.

- Cerca de 2.550 toneladas de lixo retiradas. 

- Está em andamento a limpeza de 24 canais, onde já foram investidos R$ 2.500.000 e retiradas 13.800 toneladas de entulho. 

- 400 trabalhadores envolvidos no trabalho de limpeza de canais. 

- O efetivo envolvido nessas ações soma 400 homens em equipes divididas em todas as RPAs.

CTTU

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) atua para minimizar os danos causados pela chuva e auxiliar a mobilidade do recifense.

- Cerca de 100 agentes de trânsito e batedores estão nas principais vias da cidade;

- 150 orientadores de trânsito também trabalham pela mobilidade;

- Desde à 0h, 33 semáforos (dos 649 existentes do município) apresentaram falhas devido às chuvas. Desses, 24 já operam normalmente e nove estão em atendimento pelos técnicos. Alguns dos 210 nobreaks instalados nos equipamentos foram acionados;

- Seis guinchos estão posicionados em locais estratégicos (avenidas Antônio de Góis, Norte, Marechal Mascarenhas de Morais, Sul, Engenheiro Abdias de Carvalho e Caxangá) e podem ser acionados, principalmente, na retirada de veículos que possam apresentar defeitos ao enfrentar possíveis alagamentos.