NOTÍCIAS

Cultura | 30.04.15 - 10h02

Aberta a seleção de atrações para o Ciclo Junino 2015 no Recife

Inscrições vão até o dia 20 de maio e devem ser feitas via internet

Artistas e grupos interessados em participar do Ciclo Junino do Recife em 2015 devem ficar atentos. A Prefeitura do Recife lançou a convocatória de seleção de propostas artísticas e culturais que irão compor a Programação Artística dos festejos. As inscrições podem ser feitas, de forma online, até o dia 20 de maio pelo site: www.culturarecife.com.br. O Ciclo Junino do Recife é realizado pela Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura Cidade do Recife e Secretaria de Turismo.

Também será disponibilizado pela SECULT e a FCCR um posto credenciado para apoio da inscrição, localizado no estacionamento do prédio sede da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife, até o dia 20 de maio. Ele vai atender ao público, inclusive pessoas com deficiência que desejem se inscrever no ciclo, de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

A seleção contempla 26 modalidades de atrações que vão desde trios pé de serra, cirandas, bandas de pífano, recitais poéticos, até grupos de xaxado, bumba meu boi, bacamarteiros, mamulengos e quadrilhas juninas. Podem participar pessoa física ou jurídica de direito privado, de natureza cultural, com ou sem fins econômicos. Cada proponente poderá ter até 10 (dez) novos projetos habilitados, cujo critério é o de melhor pontuação na Habilitação Artística.

Novidade - Este ano, os artistas que foram habilitados pela SECULT/FCCR para os ciclos culturais realizados nos últimos 12 meses, ciclos Junino/Natalino 2014 e Carnavalesco 2015, e que permanecem com contratos com a mesma produtora, não precisarão passar pelas etapas de seleção artística e jurídica repetindo a nota da última classificação.

Os artistas e produtores que optarem por isso, devem acessar o sistema pela página www.culturarecife.com.br até o prazo estipulado para a inscrição, complementar os dados do artista, selecionar o cachê que já foi praticado, e confirmar sua pretensão de habilitação para o ciclo atual. Com isso ele não precisará entregar novamente a documentação exigida para o processo de seleção.

Os aprovados nas duas seleções, jurídica e artística, ficam habilitados a serem selecionados para compor a grade de programação do Ciclo Junino. A definição das atrações será feita por um Grupo de Trabalho composto por integrantes da Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura Cidade do Recife, Secretaria de Turismo e do Conselho Municipal de Política Cultural.

A convocatória para o Ciclo Junino do Recife pode ser acessada na página da Secult. Ela também está disponível no Núcleo de Cultura Cidadã, na casa nº 39, do Pátio de São Pedro, bairro de São José, ou, ainda, na casa nº 10, também no Pátio. Informações pelo telefone: 3355.4601 / 4551.