NOTÍCIAS

Cultura | 30.04.15 - 17h24

Alunos da rede municipal vencem etapa regional de Olimpíada de Raciocínio Lógico

Equipe da escola Olindina Monteiro vai representar o Nordeste na fase nacional da Olimpíada de Raciocínio Mind Lab. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

Quatro alunos da Escola Municipal Olindina Monteiro, localizada em Dois Unidos, venceram a etapa regional da VII Olimpíada de Raciocínio Mind Lab e vão representar o Nordeste na fase nacional, que acontece em São Paulo, em maio. Na categoria de turmas de 8º e 9º anos, a equipe representante da rede municipal de ensino do Recife superou escolas públicas e privadas de Recife, Olinda, Jaboatão, Salvador e Aracaju. Entre as 14 equipes de 8º e 9º anos que disputarão a fase nacional, a Escola Olindina Monteiro é a única da rede pública nesta categoria. Outra unidade de ensino pública de São Paulo se classificou para competir na categoria de 4º ao 7º ano, que será disputada por outras 14 equipes.

A VII Olimpíada de Raciocínio Mind Lab é um torneio de jogos de raciocínio onde as equipes têm a oportunidade de colocar em prática as estratégias e os conhecimentos explorados pelo Programa MenteInovadora, desenvolvido pela Mind Lab em escolas públicas e particulares de mais de 25 países. A empresa é mundialmente reconhecida por suas pesquisas e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras.

Por meio dos jogos de raciocínio lógico para as mais diversas faixas etárias, os alunos aprendem a pensar de forma criativa, planejar e tomar decisões, competir de maneira saudável e lidar com as emoções. Através de uma parceria da empresa com a Secretaria de Educação do Recife em 2014, o MenteInovadora foi implantado nas 36 escolas da rede municipal que têm turmas de Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).

O secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, ficou orgulhoso ao saber que das 28 equipes que vão para São Paulo, apenas o Recife e Paraguaçu Paulista, no interior de São Paulo, representam a rede pública. "São 26 escolas privadas para apenas duas públicas. É muito gratificante saber que temos condição de competir com unidades de ensino da rede privada, em apenas um ano de implantação do projeto", destaca o secretário.

Os estudantes Wesley Lopes de Lima, Gabriel da Silva Gomes, Lucas Bezerra Marques de Santana e Lucas Patrick Silva de Melo, que venceram a etapa Nordeste no último sábado (25), vão intensificar os treinamentos para a fase nacional. "Fizemos 42 pontos, enquanto o segundo colocado ficou com 40. Estamos ansiosos e confiantes para a viagem. Vamos treinar para sermos campeões", diz Wesley, do 9º ano.

Para chegar à fase regional, os alunos da Escola Olindina Monteiro primeiro participaram de uma seletiva com outras 13 das 36 escolas municipais do Recife que desenvolvem o Programa MenteInovadora. As seletivas do Nordeste também ocorreram com escolas de outras cidades parceiras da Mind Lab, como unidades de ensino das redes públicas e privada de Jaboatão, Olinda, Aracaju e Salvador. Dessa etapa, dez se classificaram para a fase regional, vencida pela Olindina.

Na final, estarão presentes todos os 14 vencedores regionais. Os campeões da fase nacional, que será realizada simultaneamente em sete países, ainda terão a oportunidade de disputar a olimpíada mundial em Istambul, na Turquia, no mês de outubro.

De acordo com a diretora pedagógica da Mind Lab, Sandra Garcia, os jogos são uma forma de estimular a participação dos estudantes e reforçar a importância do estudo. “Esse torneio é muito mais que uma competição: é um instrumento que ajuda a colocar em prática habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas dos alunos. Esperamos que os estudantes de Recife não só se saiam bem, mas que aprendam com essa experiência única e motivadora”, afirma Sandra.