NOTÍCIAS

Cultura | 30.04.15 - 15h44

Parque da Jaqueira ganha espaço para educação ambiental

Segundo Econúcleo do Recife foi inaugurado pelo prefeito Geraldo Julio, com estrutura sustentável e atividades voltadas para o público jovem. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

Uma das áreas mais verdes do Recife recebeu, na manhã desta quinta-feira (30), mais um equipamento para a valorização da natureza e educação ambiental. O Parque da Jaqueira, localizado na Zona Norte do município, ganhou o Econúcleo Jaqueira, equipamento que abriga atividades educativas permanentes. O início das atividades contou com a presença do prefeito Geraldo Julio.

O equipamento dispõe de uma sala interativa, onde a criançada se diverte com um passeio virtual por 12 pontos do Jardim Botânico e seis diferentes tipos de jogos digitais que exploram a temática ambiental. Na área externa de quase 220 m², são realizadas brincadeiras de tabuleiro em tamanho real, contação de história e esquetes teatrais. O espaço conta ainda com um pequeno viveiro de mudas nativas e um minhocário (local para fazer a compostagem de resíduos orgânicos, usando minhocas e micro-organismos que transformam restos de alimentos em adubos).

“Muitas crianças e jovens poderão ter a conscientização ambiental através de contação de histórias, jogos digitais, jogos convencionais, apresentações culturais. Aqui nós temos dezenas de exemplos que podemos ter uma vida mais sustentável, através dos materiais utilizados para construí-lo. O objetivo principal é que daqui saiam várias pessoas conscientizadas para que tenhamos um planeta mais sustentável no futuro”, lembrou Geraldo.

Realizada por meio de uma compensação ambiental do Real Hospital Português, a obra representou um investimento de R$ 800 mil e é um exemplo de edificação sustentável. Na sua estrutura são usados materiais como piso de madeira plástica, telhas de garrafa PET, madeira certificada, torneiras com arejador, lâmpadas Led, mobiliário de madeira reciclada, além de sistemas de captação de água da chuva e de energia solar.

A secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa, também reforçou a importância de se trabalhar o tema com a sociedade, principalmente crianças e adolescentes. “Queremos fazer aqui vivências ambientais principalmente com as crianças, com os adolescentes e com as pessoas da boa idade. É uma ferramenta para estabelecer novas práticas e envolver a sociedade na busca por uma cidade sustentável e ambientes conservados", avaliou.

O Econúcleo Jaqueira foi bem recebido pela população. Durante a inauguração, dezenas de crianças que passavam pelo parque já conheceram as instalações do local. Para Jason Torres, morador da localidade e membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente, a iniciativa valoriza ainda mais o “quintal” de muita gente que mora na região. “A cidade estava precisando de um espaço como este para que as pessoas possam pegar toda a energia negativa acumulada durante o dia e descarregar aqui. Pegar as crianças e trazer para este equipamento”, disse.

O equipamento foi o segundo do mesmo perfil a ser instalado na cidade. O primeiro funciona no Jardim Botânico e outros quatro estão previstos de serem instalados, sendo nos parques de Santana, Caiara, na Orla de Boa Viagem e nas proximidades do Cais de Santa Rita.

Funcionamento – O centro funcionará de quinta a domingo, e nos feriados, sempre das 9h às 17h, com intervalo para almoço. Os dias úteis serão dedicados a receber os estudantes das escolas municipais da rede pública e privada. Essas visitas precisam ser agendadas com a Secretaria de Meio Ambiente, através do telefone 3355-5808. Já nos fins de semana e feriados, a unidade se dedicará a atender o público do parque.