NOTÍCIAS

Infraestrutura | 30.04.16 - 20h33

Comunidades Dancing Days e Sítio Grande receberam mutirão de serviços integrados da PCR

img_alt

Prefeito Geraldo Julio acompanhou mutirão promovido pela Prefeitura e que ofereceu atendimentos em saúde, educação, cidadania, limpeza e manutenção urbana nas duas localidades neste sábado (30) (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Este final de semana foi a vez das comunidades Dancing Days e Sítio Grande, no bairro da Imbiribeira, receberam o mutirão integrado promovido pela Prefeitura do Recife. As localidades receberam um grande esquema de serviços e ações nas áreas de saúde, educação, cidadania, além das intervenções de limpeza e manutenção urbana que ocorreram nas ruas. Na manhã deste sábado (30), o prefeito Geraldo Julio acompanhou de perto o trabalho realizado pelos servidores da gestão municipal. Vários secretários do município também participaram do mutirão.

“A gente oferece um conjunto de ações na área da saúde, da assistência, de direitos humanos, para trazer mais cidadania para a população destes lugares. Aqui os moradores encontram vários serviços em um só lugar. E tudo isso combinado com a população. A data a ser feito o mutirão, os serviços que serão oferecidos, foi tudo combinado. Esse é o jeito que a gente gosta de fazer, com a participação direta da comunidade para saber aquilo que eles mais precisam”, explicou o prefeito Geraldo Julio.

A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) participou do mutirão executando ações na área de limpeza urbana; educação ambiental; pavimentação, drenagem e iluminação pública. Um aporte que chega a aproximadamente R$ 435 mil. Com o objetivo de melhorar o escoamento das águas da chuva, ao longo desta semana, foi iniciada a limpeza em três canais da localidade: Canal da Rua Camacho; Canal Dancing Days/Malária e Canal Luxemburgo. No total, a Emlurb possui 30 pessoas executando os serviços ao longo desses dias. Além disso, uma equipe de 20 trabalhadores já começou a executar a limpeza de canaletas e galerias da Rua Lisboa. Na sequência, receberão os trabalhos as ruas Sítio Grande e Poeta Manuel Bandeira.

Dentre as ações voltadas para o mutirão, houve a recuperação em paralelepípedo da Rua Dancing Days e a execução de tapa-buracos nas ruas Jean Emile Favre e Paris. Estão em andamento, ainda, os serviços demanutenção do sistema de iluminação pública no campo e nas duas quadras existentes na comunidade, com reposição de rede elétrica e refletores.

A limpeza urbana na área também recebeu reforços. Ao todo, 130 ajudantes fizeram a limpeza na comunidade neste sábado, realizando, varrição, capinação, coleta manual e mecanizada e remoção de resíduos volumosos. Para o serviço, a Emlurb disponibilizou uma pá carregadeira, um triturador e seis caçambas basculantes. A expectativa é de que sejam coletadas aproximadamente 25 toneladas até o final do dia.

As atividades de educação ambiental desenvolvidas pela Assessoria Sócio Ambiental da Emlurb começaram durante esta semana com o início da oficina Reaproveitar com Arte. A ação abordou a política dos 3 R’s (Reduzir, Reaproveitar e Reciclar) com donas de casa refletindo sobre sua relação com a natureza, seus hábitos e seu comportamento  em relação ao consumo, ao uso e ao descarte de diferentes materiais. Neste sábado foi feita uma exposição de artesanato com peças feitas durante a oficina a partir de materiais recicláveis e as participantes receberão o certificado de participação.

Uma equipe da Sala do Empreendedor, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo do Recife, esteve presente no mutirão prestando esclarecimentos para quem deseja abrir o próprio negócio e também para quem já possui micro ou pequenas empresas. A Secretaria da Mulher do Recife realizou a divulgação dos serviços de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. As secretarias de Governo e Participação Social, Mobilidade e Controle Urbano, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Infraestrutura e Serviços Urbanos, entre outras também desenvolveram ações durante o mutirão. Os moradores do local ainda puderam tirar segunda via de documentos.

A dona de casa Maria da Conceição Ferreira de Souza, 55, moradora de Sítio Grande, aproveitou a manhã de sábado para receber os serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde. “Aqui a gente chegou e foi atendido na hora. Não faltou nada e tem várias coisas sendo oferecidas”, disse, aproveitando ainda para tomar a vacina contra a gripe. “Ainda fiz um exame de mama que já estava na hora de ter feito”, completou.

O destaque das ações de saúde oferecidas no mutirão foi a vacina contra a gripe, já que este sábado é o Dia D da 18ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza. O posto instalado na comunidade foi bastante concorrido pelos moradores. O mutirão ainda teve reforço no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti e a ação Saúde em Todo Lugar, com a oferta de serviços de prevenção de doenças e promoção à saúde.

Além da vacinação, a população realizou exames de mamografia; teste de glicose; aferição de pressão arterial; distribuição de material educativo sobre doenças sexualmente transmissíveis e sobre arboviroses; além de orientações sobre tuberculose, hanseníase e saúde bucal – com distribuição de kits de higienebucal. Houve ainda realização de atividades lúdicas como cantinho da pintura, jogo de tabuleiro e trilha.

 

VACINAÇÃO – O grupo prioritário que recebeu a vacina contra influenza é formado por crianças de seis meses  a menores de  cinco  anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, pessoas com mais de 60 anos, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socio educativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais. A vacina também está disponível neste sábado em outros 167 pontos, incluindo unidades de saúde da família, upinhas, unidades básicas tradicionais, policlínicas e no Compaz (Alto Santa Terezinha).

 

MUTIRÃO – Ao mesmo tempo, 24 agentes de saúde ambiental e controle de endemias (Asaces) e 24 soldados do Exército estiveram nas ruas da s comunidades para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti e tratar os focos do transmissor da dengue, chikungunya e zika. A expectativa é que as equipes vistoriem mais de mil imóveis em Dancing Days e Sítio Grande, na Zona Sul da cidade, ao longo do dia.