Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 30.04.20 - 11h43

Prefeitura do Recife contrata mais 802 profissionais para os hospitais de campanha da covid-19

img_alt

Profissionais foram contratados nos últimos oito dias. Total de trabalhadores mobilizados em menos de dois meses já passa dos dois mil (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O prefeito Geraldo Julio anunciou, nesta quinta-feira (30), a contratação de mais 802 profissionais como reforço para enfrentamento da pandemia de covid-19, nos últimos oito dias. No total, já são mais de dois mil trabalhadores mobilizados em menos de dois meses. O número inclui contratados de forma efetiva e temporária para atuação nos hospitais de campanha da Prefeitura do Recife, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), nas unidades de Atenção Básica, Vigilância à Saúde, entre outros. O esforço contínuo de contratação faz parte do Plano Municipal de Contingência Covid-19.

"Com essas contratações, chegamos ao número de 2.148 profissionais contratados pela Prefeitura do Recife para atuar na rede de atendimento aos pacientes da covid-19 criada pela Prefeitura. Com a chegada desses novos profissionais, reforçaremos o atendimento nos sete hospitais de campanha que criamos para o enfrentamento à pandemia", disse o prefeito em live transmitida do edifício sede da Prefeitura do Recife, na manhã de hoje. 

Desses 2.148 novos trabalhadores mobilizados pela gestão municipal, mais de 1.600 foram nomeados através de concurso público e convocados em seleções simplificadas e credenciamento, enquanto cerca de 500 foram remanejados de outras áreas para assumir a linha de frente da pandemia.

Para agilizar a contratação efetiva de mais profissionais, recentemente a Prefeitura do Recife antecipou, em mais de um mês, a homologação do concurso público para cargos de níveis médio, técnico e superior da Secretaria de Saúde do Recife. Os aprovados estão constantemente sendo nomeados para assumirem os cargos efetivos. 

Além disso, ao invés de abrir uma nova seleção simplificada para suprir algumas necessidades emergenciais e temporárias da pandemia, a Secretaria de Saúde do Recife também tem convocado aprovados no concurso para assumir cargos temporários. Autorizadas por decreto municipal, essas convocações excepcionais por tempo determinado não interferem no andamento da fila de contratações efetivas do certame.

Parte dos reforços mobilizados pela gestão municipal vão trabalhar nos mais de mil leitos de enfermaria e UTIs previstos no Plano Municipal de Contingência Covid-19. Dos 947 que já estão com a estrutura física pronta, 382 estão abertos para os pacientes com suspeita ou confirmação de covid-19 (91 leitos de UTI e 291 de enfermaria). Nesta quinta-feira, 238 pacientes estão internados nos leitos municipais - 70 nas UTIs e 168 nas enfermarias.

"Temos, entre esses profissionais mobilizados agora, gente experiente, que tem anos de estrada no atendimento de pacientes que exigem terapia intensiva, e também pessoas mais novas, que chegam para somar nos cuidados aos pacientes com covid-19. O treinamento desses médicos é feito pelas organizações sociais que gerem os hospitais provisórios, por nossa rede, que também faz o treinamento assim que essas equipes chegam, e eles são ainda treinados em serviço, orientados por profissionais mais experientes. É assim que se aprende medicina, na verdade", afirmou o secretário de Saúde, Jailson Correia.

FORMAÇÃO - Além das formações que a Sesau Recife promoveu sobre o novo coronavírus desde janeiro, também têm sido disponibilizados para os profissionais da saúde, que estão no front do combate ao vírus, vídeos com orientações sobre procedimentos necessários para  casos de covid-19 e uso correto e seguro dos EPIs no site "Aprenda em Todo Lugar" (www.aprandaemtodolugar.recife.pe.gov.br), lançado pela Prefeitura do Recife, neste mês de abril, para capacitação dos profissionais de saúde, à distância. "O aplicativo já tem informações disponíveis para todos que trabalham na atenção básica e a cada dia estamos inserindo novos vídeos aula para treinar as equipes da UTI", acrescentou o secretário Jailson Correia.

Para a população em geral, reforçou o prefeito Geraldo Julio, a estratégia mais segura de enfrentamento à pandemia exige o máximo de isolamento social possível e o uso de  máscaras, caso seja imprescindível sair de casa. "Máscara não é passaporte para acabar com o isolamento. Precisamos usá-la quando for necessário sair. Mas estamos entrando num momento em que o ciclo da doença está acelerando: a contaminação está crescendo, o número de pessoas doentes está aumentando e o sistema de saúde do Brasil inteiro está muito pressionado. O isolamento social é fundamental e deve ser ampliado", mais uma vez ressaltou o prefeito Geraldo Julio.