NOTÍCIAS

Cultura | 30.05.11 - 11h54

Funcionários da Dircon são atendidos gratuitamente em exames oftomológicos

Nas consultas que seguem até sexta (3), estão sendo realizados exames de glaucoma, acuidade visual e avaliação de reflexo ocular

Os cerca de 200 funcionários da Diretoria de Controle Urbano (Dircon) estão tendo a oportunidade de realizar consultas oftalmológicas gratuitamente, na própria sede do órgão, em Santo Amaro. Graças a uma parceria entre a Prefeitura do Recife e a Fundação Altino Ventura (FAV), nos atendimentos, que começaram na manhã desta segunda-feira (30) e seguem até a sexta-feira (3), estão sendo realizados exames de glaucoma, acuidade visual e avaliação de reflexo ocular. Estão disponibilizadas 40 vagas por dia, sendo 20 pela manhã e 20 no período da tarde.

De acordo com a assessora da Dircon, Jara Lins, a ação faz parte das atividades de valorização do relacionamento interno. “Sempre realizamos diversas ações para promover a qualidade de vida do funcionário durante o exercício da profissão. Como percebemos que muitos deles têm problemas de visão, resolvemos realizar novamente a parceria que, de tão positiva, ampliou o tempo dos atendimentos em relação ao ano passado”, disse Lins.

As consultas já foram agendadas e cada funcionário já recebeu a ficha com data e horário do atendimento. Na prática, um assistente faz a triagem, quando os pacientes respondem perguntas básicas, como, se toma medicação para diabetes ou se já fez cirurgia nos olhos, para em seguida fazer a dilatação da pupila. “Essa parceria é fundamental, pois muitas vezes as pessoas não têm tempo de fazer a consulta periódica, que é tão importante na prevenção de certas doenças, como, o glaucoma, característica em aparecer já na fase adulta”, falou a oftalmologista da FAV, Fabiana Brasileiro.

Ainda de acordo com a médica, “caso seja diagnosticada qualquer necessidade de acompanhamento mais específico, fazemos logo o encaminhamento para a Fundação; caso contrário, fazemos as devidas orientações após o atendimento”, explicou Brasileiro.

Para o motorista da Dircon José Marcos Rodrigues da Costa, de 53 anos, essa iniciativa é uma excelente oportunidade. “Se não fosse assim, não teria condições de ir ao médico, primeiro porque a demora para agendar consultas normalmente é grande, e depois pela falta de tempo por causa do trabalho”, comentou.