NOTÍCIAS

| 30.05.11 - 18h53

Vacinação contra a gripe no Recife supera meta do Ministério da Saúde

Imunização atingiu quase 91% do público alvo. A cobertura mínima esperada pelo Governo Federal era de 80%

Por Larissa Correia

A Prefeitura do Recife encerrou com sucesso a 13a edição da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. Nos 32 dias em que a mobilização ocorreu – de 25 de abril a 27 de maio – foram imunizadas 212.867 pessoas, o equivalente a cerca de 91% do público alvo. A meta do Ministério da Saúde era contemplar 80% dos idosos, gestantes e crianças com idade entre seis e 24 meses, além de profissionais de saúde que atuam na recepção, tratamento e investigação de casos de infecção respiratória.

Apesar da finalização do processo, quem tiver o perfil da campanha ainda poderá recorrer a alguma das aproximadamente 180 unidades da rede municipal de saúde, entre PSFs, policlínicas, unidades tradicionais, maternidades e hospitais pediátricos. Além do que já foi entregue nos estabelecimentos, a Secretaria Municipal de Saúde está abastecida com 12,9 mil doses em estoque.

A imunização é contra-indicada para quem tem alergia a ovo e hipersensibilidade a algum dos componentes do produto. Quem estiver gripado e com febre deve adiar o recebimento da dose. Crianças deverão receber a segunda aplicação 30 dias após o recebimento da primeira.

Benefício - A vacinação reduz em mais de 50% as doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados, diminuindo ainda as mortes hospitalares por pneumonia e gripe e as relacionadas às outras doenças respiratórias. Atualmente, a imunização contra a Influenza é a arma mais eficaz contra a enfermidade e, por isso, a campanha também serve como um alerta para que a sociedade procure o serviço municipal de saúde para receber as doses.

Quem ainda tiver dúvidas a respeito da vacinação deve ligar para a Ouvidoria Municipal da Saúde, pelo telefone 0800.281.1520. O serviço funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, sem intervalo para almoço. A ligação é gratuita.

ASSUNTOS: