Galeria Janete Costa recebe exposição Raul Córdula: 50 anos de arte – uma antologia
Obras de várias fases revelam a amplitude da produção do artista e o diálogo com vários momentos históricos
As diversas fases construídas por Raul Córdula em 50 anos dedicados à arte constituem uma exposição antológica e inédita. Este recorte pessoal, livre de cronologia, da produção artística de Córdula é apresentado a partir desta quinta-feira (31) na Galeria Janete Costa, localizada no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. A exposição intitulada Raul Córdula: 50 anos de arte – uma antologia teve curadoria do próprio artista em parceria com a jornalista Olívia Mindêlo. A exposição é aberta nesta quinta-feira (31), às 19h, gratuitamente para o público, e fica em cartaz até 29 de julho. A exposição foi viabilizada através de projeto aprovado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.
“Esta exposição é um ‘recorte’ da obra de um artista que a maioria desconhece. Raul ficou conhecido por ser curador e crítico de arte. Então, a exposição faz justiça a própria obra”, afirma Olívia, que assina os textos da exposição e do catálogo. “O trabalho de Olívia como curadora está irretocável. Vai ser uma exposição para se ler também. Curador não só aquele que escolhe as obras, é aquele que defende aquilo que está sendo mostrado”, elogia o artista, acostumado a desempenhar o papel de curador.
A seleção de obras para a exposição revela a amplitude da atuação artística de Córdula, extrapolando a sua dedicação às pinturas geométricas, que se tornou mais conhecida por ser recorrente em sua trajetória. No entanto, a intenção da exposição não é fazer uma retrospectiva cronológica. O interesse do artista foi de revisitar sua obra numa antologia, uma seleção de fases com trabalhos do próprio acervo.
“Apesar de não ter sido inserido nas páginas da história da arte, Raul é da geração de 60, a mesma de Hélio Oiticica, Lygia Clark, Ligia Pape e Antônio Dias, , inclusive conviveu com eles quando morou no Rio de Janeiro. Raul é um artista político em sua poética, muito comprometido com a história. Na sua obra, há um tensionamento entre o esteta e o político”, explica Olívia.
Raul Córdula: 50 anos de arte – uma antologia apresenta séries que compõe uma produção complexa e muito importante para a história da arte brasileira. São pinturas, desenhos, grafismos, colagens, que dialogam com momentos históricos e seus movimentos e segmentos da arte no Brasil, como a arte primitiva, o concretismo ou construtivismo, o neoconcretismo, a arte experimental e engajada, a arte postal e ainda a pop art norte-americana.
A antologia expõe nove séries: Araguaia, com pinturas, desenhos e colagens e outros artifícios criativos, que cria uma versão para o movimento político de resistência à ditadura militar; a série de arte postal construída coletivamente O País da Saudade; as pinturas 1968, que chegaram a ser censuradas pelo Conselho da Universidade Federal da Paraíba e revelam os primeiros flertes da produção brasileira com a pop art norte-americana; Made in PB – feito em chumbo, metáfora da historiografia política do estado de origem do artista; João Pessoa 1965 com desenhos aquarelados feitos também com outros materiais como carimbos; Paris 1991, série de aquarelas que mesclam misticismo e racionalidade e representam uma das fases mais bem-sucedidas da carreira de Córdula; as pinturas Geometrias Recentes que dialogam com o abstracionismo geométrico a partir da inspiração de um repertório popular; Livro, um objeto de arte que revela um pouco do processo das criações; e a A Gaivota Cega, obra para ser vista com as mãos que teve origem num conto escrito pelo próprio artista.
O artista - Raul Córdula, 69 anos, é paraibano, pintor e curador de arte independente, e há 30 anos vive e trabalha em Olinda, Pernambuco. Sua primeira exposição individual foi realizada em 1960 na Biblioteca Pública de João Pessoa.
Serviço
Exposição Raul Córdula: 50 anos de arte – uma antologia, Galeria Janete Costa - Parque Dona Lindu, Av. Boa Viagem.
Abertura nesta quinta-feira (31), às 19h, com entrada gratuita
Visitação de 1º de junho a 29 de julho de 2012
Horário: de quarta a sexta-feira, das 12h às 20h, sábados e domingos, das 10h às 20h
O horário de quarta a sexta-feira, das 10h às 12h, é reservado para grupos que agendam visita antecipadamente por telefone.
Ingressos: R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia-entrada)
Informações: (81) 3355-9832 / 3355-9831