Mães e pais do Bolsa Escola assistem a peça sobre desafios da educação
Na tarde dessa terça-feira (28), cerca de 300 mães e pais de alunos de dez escolas municipais, beneficiários do Programa Bolsa Escola Municipal (PBEM), assistiram à peça Escola: Nós Estamos Aqui!, no Teatro de Santa Isabel. A atividade fez parte das ações promovidas pela Secretaria de Educação para inclusão das famílias atendidas pelo programa no cenário cultural da cidade.
A peça abordou conflitos que permeiam a rotina de uma escola fictícia de ensino médio do Brasil. Assuntos polêmicos, como religião, sexualidade e gravidez na adolescência, foram discutidos de uma forma franca, leve e divertida.
“Adorei a maneira como os temas foram apresentados. A partir de agora, vou poder orientar e auxiliar meus filhos de maneira diferente nos assuntos escolares”, ressaltou a dona de casa Francila Rosa de Oliveira, 38 anos, mãe dos alunos Jean Carlos e João Vitor, que estudam na Escola Municipal Alto do Pascoal.
Os atores e atrizes do Movimento Cultural Fazendo Arte não se esqueceram de retratar as dificuldades dos funcionários das escolas na relação cotidiana com os estudantes. Um dos debates que mais repercutiu entre a plateia foi o da prevenção do uso de drogas por adolescentes.
O PBEM promove, todos os meses, diversas atividades culturais para pais e filhos atendidos pelo programa. Além das apresentações teatrais e musicais no Teatro de Santa Isabel, aula-passeio no Barco Escola Águas do Capibaribe e visitas à Oficina Francisco Brennand e ao Instituto Ricardo Brennand estão na programação mensal.