NOTÍCIAS

Cultura | 30.05.13 - 16h56

PCR realiza atividades para celebrar o Dia Mundial sem Fumar

O Dia Mundial sem Fumar será celebrado na próxima sexta (31). Por isso, a Secretaria de Saúde do Recife, através da Coordenação de Controle de Tabagismo e outros Fatores de Risco de Câncer (CTOFRC), está realizando uma série de atividades educativas e fiscalizadoras, de 27/05 a 02/06.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o tabagismo como um epidemia global responsável por cerca de 6 milhões de mortes anuais, dos quais mais de 600 000 por exposição involuntária à fumaça do tabaco, denominada tabagismo passivo. Esta epidemia, de acordo com a OMS, pode matar mais de 8 milhões de pessoas por ano até 2030, caso nada seja feito. A OMS considera que mais de 80% dessas mortes evitáveis estarão entre pessoas que vivem em países de baixa e média renda.

Recife vem diminuindo, ano a ano, o número de fumantes. Em 1989, 34,8% da população brasileira era de fumantes. Atualmente, Recife conta com 12,3% da população composta por fumantes - abaixo da média nacional, que é de 14,8%. A Prefeitura do Recife vem ampliando a oferta de tratamento para o fumante que deseja parar de fumar. Hoje, contamos com grupos de tratamento distribuídos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e nas unidades de Atenção Básica. A população pode consultar os locais de tratamento pelo fone (81) 3355 9324 ou através do e-mail tabagismo@recife.pe.gov.br.

 

Atividades do Dia Mundial sem Fumar:

 

  • Parque 13 de Maio -  07h as 11h (sexta-feira, 31/05): Ação envolvendo a Academia da Cidade e os membros das equipes dos Centros de Apoio Psicossocial (redutores de danos e consultório de rua). Serão realizadas aferições de pressão arterial, peso e estatura, além de abordagem da população sobre os efeitos do uso do cigarro, com orientações sobre unidades de saúde que dispõem de tratamento para fumantes e distribuição de panfletos sobre o Dia Mundial sem Fumar.
  • Ação nas ciclofaixas - Parque da Jaqueira e     Recife Antigo – 07h às 11h (domingo, 02/06)
  • Atividades envolvendo a Academia da Cidade e os membros das equipes dos Centros de Apoio Psicossocial (redutores de danos e consultório de rua). Serão realizadas ações semelhantes às feitas no Parque 13 de Maio.
  • Sensibilização nos polos da Academia da Cidade (27 a 31/05)
  • Abordagem sobre os efeitos do uso do fumo e orientação sobre unidades de saúde que dispõem de tratamento para fumantes, com distribuição de panfletos sobre o Dia Mundial sem Fumar.
  •  Ação de fiscalização da Vigilância Sanitária (29, 30 e 31/05): Fiscalização da Vigilância Sanitária, voltada para a regulação de derivados de tabaco e fiscalização do tabagismo em recintos coletivos, bem como de restrição da propaganda e regulamentação das embalagens. Paralelamente, membros das equipes dos CAPS (redutores de danos e consultórios de rua) vão realizar a abordagem educativa e sensibilização da população, com distribuição de folhetos e orientação sobre possibilidades de tratamento.

29/05 (quarta) – Distrito Sanitário VI
30/05 (quinta) – Distrito Sanitário III
31/05 (sexta) – Distrito Sanitário I

  • Ações estratégicas nas Unidades de Saúde da Família (27 a 31/05): Atividades na sala de espera; palestras nas comunidades; abordagem/sensibilização sobre os efeitos do uso do cigarro; orientações sobre unidades de saúde que dispõem de tratamento para fumantes e distribuição de panfletos sobre o Dia Mundial sem Fumar, através da ação dos profissionais das equipes de Saúde da Família.
  •  Ações nos Centros de Atenção Psicossocial - CAPS (27 a 31/05): As equipes de profissionais dos CAPS vão sensibilizar os usuários e familiares atendidos nos centros sobre os efeitos do uso do fumo e orientar sobre unidades de saúde que dispõem de tratamento para fumantes, além de distribuir de panfletos sobre o Dia Mundial sem Fumar.

Outras ações de combate ao fumo - A CTOFRC do Recife promove, de forma contínua, grupos de tratamento para tabagistas (tanto nos Centros de Apoio Psicossocial, como em unidades de Atenção Básica à Saúde, buscando atender aos dependentes de nicotina) e cursos de formação de recursos humanos na área de Tabagismo (que contempla dois tipos de formação: a primeira, denominada “abordagem mínima do fumante”, é destinada a qualquer profissional de saúde dos níveis médio, técnico e superior e tem por objetivo realizar uma abordagem inicial acerca do tratamento de tabagismo. Já a “abordagem iIntensiva do fumante” é destinada aos profissionais de nível superior que estarão coordenando os grupos para tratamento dos dependentes de nicotina que desejam parar de fumar).

Também são permanentes atividades como o Programa Ambiente Livre de Fumo (que fornece orientação aos ambientes de trabalho  de estabelecimentos diversos, que desejam se adequar à legislação brasileira – que proíbe o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos e cachimbos em ambientes fechados ou “fumódromos”, sejam eles privados ou públicos); o Programa Unidade de Saúde Livre do Fumo (iniciado em 2001, buscando sensibilizar os trabalhadores de todas as unidades de saúde do município); e o Programa Saber Saúde e Escolas Livres de Fumo (que introduz a temática no ambiente escolar, discutindo fatores de risco de câncer através da formação de professores e do conteúdo exposto em sala de aula, e que busca também tornar as escolas municipais, tanto públicas como privadas, ambiente livres de fumo. De forma rotineira, os espaços de lazer das Academias da Cidade vêm sendo utilizados para promover sensibilização, por meio da abordagem realizada por professores de educação física previamente capacitados – os quais orientam as pessoas sobre os riscos do tabagismo e os benefícios de parar de fumar, indicando os locais de tratamento para dependentes de nicotina.