NOTÍCIAS

Administração | 30.05.14 - 16h00

Portal da Transparência da PCR eleito o melhor entre as capitais do País pela ONG Contas Abertas

O site da Prefeitura do Recife ficou com a nota 8,70, quase o dobro da média nacional

O Portal da Transparência da Prefeitura do Recife foi eleito o melhor entre as 26 capitais brasileiras, na edição 2014 do Índice de Transparência criado pela ONG Contas Abertas. O Recife alcançou a nota de 8,70, enquanto a média das outras capitais ficou em 4,73. Nas edições anteriores, apenas os portais estaduais eram avaliados. Este ano, segundo os resultados apontados pela ONG, a capital pernambucana está na liderança. Na sequência estão Vitória (ES) e São Paulo (SP), com notas de 7,61 e 7,14 respectivamente. O resultado do ranking foi publicado ontem (29) no site do Contas Abertas. Em outro prêmio, do Ministério do Planejamento, o portal da Secretaria de Finanças do Recife também ganhou destaque nacional.

Para o prefeito Geraldo Julio, a primeira colocação no ranking da transparência é uma excelente notícia para a população recifense. "É aqui no Recife onde o cidadão tem o melhor acesso ao gasto do dinheiro público, à forma como o dinheiro público tem sido aplicado. E isso é uma excelente notícia não só para a prefeitura, mas para todos os recifenses", destacou.

O controlador geral do município, Roberto Arraes, afirmou que o resultado alcançado é fruto de um esforço que tem por objetivo aproximar ainda mais o poder público do cidadão. "O Portal da Transparência foi um compromisso assumido pelo prefeito Geraldo Julio. Nosso esforço, sempre com foco no cidadão, nos permitiu colocar o portal no ar em tempo recorde", disse o controlador. O site começou a ser trabalhado no final de janeiro do ano passado e em pouco mais de dois meses já estava em funcionamento.

Roberto Arraes falou também da satisfação do resultado anunciado pelo Contas Abertas. "A liderança muito nos orgulha, mas também dobra a responsabilidade de continuarmos fazendo um bom trabalho. O resultado é sinal de que caminhamos na direção certa", disse o controlador.

O Índice de Transparência tem como objetivo melhorar a prestação de contas dos estados e municípios. A avaliação é feita com base em mais de 80 itens, divididos em três grandes temas: Conteúdo, Série Histórica e Frequência de Atualização e Usabilidade.

O Portal da Prefeitura do Recife foi bem avaliado nos três temas e chamou a atenção dos avaliadores quanto à Usabilidade, não apenas pela clareza e facilidade de uso, mas, principalmente, por disponibilizar uma moderna ferramenta de pesquisa que permite cruzamento de dados e construção de consultas pelo próprio internauta.

Visitado por mais de sete mil pessoas ao mês e com mais de 40 mil páginas visualizadas mensalmente, o Portal da Transparência do Recife tem cumprido seu papel. Com conteúdo abrangente, atualizações diárias e facilidade de uso, o Portal atende ao interesse da sociedade em acompanhar os dados da gestão. Entre os segmentos mais consultados estão as despesas, as licitações e os contratos.

PORTAL DE FINANÇAS - O Portal de Finanças da Prefeitura do Recife também ganhou destaque nacional, recebendo o Prêmio E-Gov 2014, promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP) e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). A entrega do Prêmio é realizada anualmente e tem o objetivo de reconhecer e incentivar o desenvolvimento de soluções de governo eletrônico e divulgar ações que, com o uso da Tecnologia da Informação, visem modernizar a gestão pública em benefício da população.

O Portal mantido pela Secretaria de Finanças (Sefin) venceu na categoria "E-Serviços Públicos", com o trabalho desenvolvido pela pasta nas soluções de atendimento ao contribuinte disponibilizadas na Web intitulado: "Atendimento ao Contribuinte - Aprimorando o Compartilhamento". A iniciativa da Prefeitura do Recife concorreu com outras 124, em todas as esferas do Serviço Público.

Com iniciativas de acesso simples ao cidadão como a emissão de Notas Fiscais Eletrônicas e consultas facilitadas sobre as contribuições municipais, como IPTU e ITBI, o Portal de Finanças da PCR permitiu a redução de processos internos pendentes no sistema e a diminuição dos prazos de conclusão destes processos.